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Ter visibilidade no Google é importante para a maior parte das empresas. Se você quer entender como funciona a Otimização para os Mecanismos de Busca, comece por esse artigo

Se você tem um site ou pretende publicar um, é essencial que você tenha conhecimentos pelo manos básicos sobre SEO. A sigla, que significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) é basicamente um compilado de dicas, técnicas e estratégicas que têm como objetivo posicionar bem o seu site no ranking dos buscadores, como Google e Bing.

De forma simplificada, pode-se dizer que como consequência de uma melhor colocação em sites de pesquisa, sua página terá mais visitas de forma orgânica (não paga) e seu produto ou serviço vai ser mais visualizado pelo seu público.

Por que não pagar por anúncios do Google?

Quando uma pesquisa é realizada no site do Google, no topo do ranking estarão páginas que pagaram para ser os primeiros resultados, sempre marcados como “Anúncio” ou “Ad”. Apesar de estarem bem visíveis para o público, muitas vezes esses anúncios são ignorados, pois os usuários sabem que os conteúdos pagos não são necessariamente aquilo que eles estão buscando. Para citar um exemplo: em uma busca por “torta de limão”, é possível que o anúncio de uma panificadora apareça em primeiro lugar. Mas não necessariamente o objetivo da pesquisa seja a contratação de um serviço, pois alguém pode estar procurando apenas uma receita. Ou seja, o usuário rejeitará o anúncio.

Por outro lado, anunciar no Google é muito bem vindo para quem precisa atrair tráfego com rapidez. O problema, entretanto, é ficar refém dessa aquisição, sem uma estratégia de médio prazo com SEO.

Primeiros Passos: saiba seu objetivo e público-alvo

De nada adianta traçar uma meta sem objetivo. Por isso é importante que você defina o que você quer informar e para quem. Essa regra é usada na hora de escolher as palavras-chave para otimização. Elas servem como um mini catálogo dos mecanismos de pesquisa, e é com a ajuda delas que sua página será rankeada.

Para conhecer as palavras-chave mais usadas nas buscas relacionadas ao seu negócio, utilize ferramentas do próprio Google como o Google Trends, o Gerenciador de Palavras Chave do Ads ou outras, como o Ubbersuggest.

Apresente um conteúdo de qualidade

Quando um usuário faz uma pesquisa, ele espera que todas suas dúvidas sejam sanadas. Pensando nisso, uma estratégia de SEO requer que seu texto seja bem completo, para que o cliente não tenha que ficar migrando de site em site à procura de respostas.

Ainda relacionado a conteúdo, o tamanho do seu texto também influencia no posicionamento – desde que, é claro, a qualidade sempre esteja em primeiro lugar. Por buscar artigos amplos, o mecanismo de pesquisa irá procurar os maiores posts para oferecer ao público. Um estudo sobre SEO indicou que o tamanho médio dos textos dos primeiros lugares das pesquisas do Google estavam por volta de 2.500 palavras. Mas não se preocupe, cada caso é um caso e você não necessariamente precisa escrever tudo isso. Mas se quiser uma dica, aposte em pelo menos 500 palavras para um bom texto.

Mas, e a parte técnica?

Quando se fala em SEO normalmente os principiantes pensam em códigos e as chamadas meta tags. Realmente um código bem feito, o chamado “código limpo”, influencia na indexação. Entretanto, pensar que SEO é apenas “preenchimento de meta tags”, está longe de ser verdade. O Google utiliza perto de 250 variáveis para determinar os resultados de busca, e as meta tags são apenas algumas delas.

Comece questionando quem desenvolveu – ou vai desenvolver seu site – sobre a entrega de um código amigável para SEO e não dispense, para começar, pelo menos os dois itens mais importantes:

 

1.  Title: o campo Title não é uma Meta Tag, mas é o mais importante comando em uma página web para SEO;
2.  Meta Description: é ela que geralmente define a descrição exibida nos resultados do Google. Por isso a dica é descrever o conteúdo da página de uma forma a estimular o interesse das pessoas em conhecer mais sobre o conteúdo da página, para aumentar a visitação do seu site.

 

Essas são apenas uma das muitas coisas que você pode colocar em prática para melhorar a visibilidade da sua empresa. Para saber de outras dicas, continue acompanhando nosso Blog e também nosso Canal no Youtube.