homem segurando celular

A iniciativa já contemplava outros sete países. O objetivo é disponibilizar internet gratuita em todo Brasil até 2020

No dia 06 de junho o Google realizou o evento “Google for Brasil”, que reuniu jornalistas e parceiros do país inteiro para anunciar diversas novidades. Uma delas é que o Brasil começou a receber o serviço Google Station, tornando-se o oitavo país no mundo a garantir a iniciativa. O principal objetivo do projeto é expandir a conexão à internet em países emergentes, oferecendo serviços de wi-fi gratuito em locais públicos: parques, estações de trem e praças, por exemplo. O projeto já funciona em países como México, Indonésia, Tailândia, Nigéria, Filipinas, Vietnã e Índia, e a primeira cidade brasileira a recebe-lo é São Paulo. Até 2020 a expectativa é disponibilizar internet gratuita para todo o país.

Objetivos gerais

Mais de 80 hotspots já foram implementados em São Paulo. Todos os pontos de acesso disponíveis podem ser encontrados no mapa do Google Station. Para utilizar o serviço não é necessário instalar um aplicativo e nem saber uma senha especial, basta ter um aparelho celular para que seja possível receber um código de verificação.

A promessa do serviço é que a internet seja rápida o bastante para que o usuário consiga assistir vídeos em alta qualidade a partir do dispositivo móvel sem precisar usar seu plano de dados, como 3G e 4G. Tornar as informações universalmente acessíveis é a principal ideia do projeto.

A iniciativa teve patrocínio inicial do Banco Itaú, além de funcionar graças a uma conjuntura de parcerias com as operadoras America Net e Linktel. Nos próximos meses o objetivo é que o projeto se espalhe pelo Brasil, a fim de garantir acesso de qualidade à internet para milhões de brasileiros, já que no país a internet móvel já se tornou fundamental.

Onde encontrar

Em São Paulo é possível encontrar os pontos de wi-fi instalados em praças, parques e estações de trem da CPTM. O Parque Ibirapuera, Chico Mendes, Lago da Concórdia e Praça Silva Teles são alguns dos espaços públicos que já receberam o serviço. A estação Barra Funda e a estação Pinheiros são outros exemplos.

A cidade de Itapevi também recebeu três Google Stations, na Praça Lions Clube, no Estádio Municipal e na Praça Carlos de Catro. Ilhabela, no litoral, também tem um ponto, que fica estacionado na Praia do Perequê.

Como se conectar

Para conseguir se conectar o usuário precisar acessar as Configurações e então se direcionar para a página referente às Configurações de Internet do aparelho. Ali, então, basta se conectar com a rede “Google Station: WiFi grátis”. É preciso, então, clicar em “Iniciar” e fornecer o seu número de telefone com o DDD. Um código de verificação será enviado por SMS para que o serviço possa ser liberado, então basta digitar os quatro dígitos no campo em branco. Serão liberados 30 minutos para trafegar, e o relógio com o tempo disponível fica na página de login o tempo todo, junto com notícias e outras informações.

O Google Station é uma iniciativa que foi lançada em 2016 e já está presente em mais de 1.000 pontos na Índia, Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas, Vietnã e, agora, Brasil. É possível acessar um mapa com todos os locais de acesso neste link.

Continue acompanhando o blog da Projetual para mais novidades no mundo da tecnologia!