Os setores do marketing e das vendas são os principais agentes da geração de lucro e geram muitos benefícios se atuarem juntos

A importância dos setores de marketing e de vendas é gigantesca, por isso é importante mantê-los alinhados para que a geração de lucro seja a mais eficaz possível. O smarketing busca unir as qualidades técnicas e táticas dessas duas equipes, portanto é a junção das palavras “sales” e “marketing”, que, geralmente, são dois setores que competem internamente e até trabalham um contra o outro. O objetivo é trazer harmonia e alinhamento entre as áreas.

Tanto as vendas como o marketing precisam ter o cliente como foco, preocupação e principal ocupação, já que ele é a única fonte de lucro, no fim das contas. A comunicação com sinergia pode eliminar o conflito e estabelecer os propósitos em torno do objetivo comum.

Ganhos nos setores de vendas e marketing garantem um aumento em todo o faturamento da empresa, com estudos mostrando que o crescimento da receita anual pode subir em mais de 20%. Com o marketing criando campanhas eficientes para gerar leads, o time de vendas é capaz de potencializar a conversão deles em clientes de forma ainda mais efetiva.

Forma de atuação

Definindo objetivos

Para manter a comunicação o mais transparente possível e conseguir alinhar todos os pontos, as equipes precisam saber quais são os resultados que precisam alcançar. Quando as metas e os objetivos são divergentes, uma equipe pode prejudicar o desempenho da outra e criar um atrito desnecessário.

Não adianta, por exemplo, fazer com que o objetivo da equipe de marketing seja gerar uma grande quantidade de leads se as vendas pretenderem fidelizar os clientes atuais e reconquistar os inativos. Devem ser traçadas metas específicas e comuns aos dois departamentos

Definindo a buyer persona

A equipe de smarketing precisa ter em mente a mesma visão sobre quem são as personas a que o negócio se direciona. Se a ideia da buyer persona for a mesma, fica mais fácil criar um direcionamento em comum para atingir a mesma categoria de pessoas. As ideias para conseguir atingir os clientes em potencial ficam mais assertivas e eficientes.

SLA

SLA significa service level agreement. É um acordo sobre quais são as funções principais de cada membro da equipe ter para manter todos alinhados ao objetivo em comum e evitar que um setor fique mais sobrecarregado que o outro sob a mesma demanda. Tanto o marketing quanto as vendas ficam cientes sobre suas principais obrigações e como podem contribuir para que o outro time seja beneficiado da melhor maneira possível. É basicamente o compromisso que cada um assume para atingir os objetivos compartilhados.

Comunicação interna

A comunicação constante entre o smarketing faz com que o trabalho flua melhor. As equipes precisam dialogar entre si para que ambas tenham conhecimento sobre o andamento das atividades de cada uma e possam remanejar as próprias se assim for necessário.

É importante não tratar apenas dos problemas, mas principalmente dos sucessos para que as equipes se mantenham motivadas. Isso evita também a competição interna para que o desempenho seja igualmente satisfatório.

 

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