Social Listening: Aprenda exatamente o que seus consumidores querem

Social Listening: Aprenda exatamente o que seus consumidores querem

A forma como as pessoas se comportam nas mídias sociais diz muito sobre suas necessidades e vontades. É papel das empresas e marcas estarem sempre atentos aos diversos relatos de seus consumidores. Essa técnica que realiza o monitoramento e interpretação de dados em redes sociais é chamada de Social Listening.

O Social Listening tem influenciado de maneira muito positiva o atual mundo do marketing. Cada vez mais marcas e clientes vêem o valor e a importância do atendimento ao cliente através das mídias sociais. Acompanhe esse artigo e veja algumas maneiras inovadoras e exclusivas de usar essa ferramenta.

O que é Social Listening

Traduzido do inglês, o termo Social Listening significa algo como “ouvinte social”, em outras palavras, é ouvir o que seus clientes tem a dizer através de redes sociais. No entanto, o nome pode te enganar, essa técnica envolve mais do que apenas “ouvir” informações.

O Social Listening funciona mais como um “garimpo” de conteúdo, coletando tudo o que é dito a respeito de um produto, serviço ou marca na web. Em seguida, as informações são separadas por categorias e analisadas, identificando possíveis tendências e fontes.

Quando é usado pelas empresas

Por ser uma estratégia de análise de dados, essa estratégia é muito efetiva em alguns momentos de uma campanha de marketing, como:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Criação de alertas para momentos de crise;
  • Monitoramento de campanhas de lançamentos;
  • Análise do sentimento em torno da marca;
  • Mapeamento de influenciadores e detratores da marca;
  • Análise profunda sobre audiência e concorrentes;
  • Otimização social.

Como aplicar Social Listening na sua estratégia

Para aplicar efetivamente o social listening, você deverá utilizar algumas ferramentas. Cada uma possui particularidades, mas o foco deverá estar sempre em captar mensagens referentes aos públicos.

Ferramentas como a Social Mention e Swonkie, voltadas para a captação e análise de dados, integrando diferentes redes sociais e plataformas, podem ajudar sua marca na criação de personas, uma estratégia já bem documentada entre diversas marcas e empresas.

Por exemplo, entre as funções do Swonkie está o monitoramento que fornece um feedback de todas as ações realizadas. São apresentadas interações nas postagens de forma a dar consistência ao trabalho, além de apresentar dados analíticos comparativos.

Outra ferramenta que facilita e agiliza a interação com o público é o Zendesk, software voltado para atendimento virtual ao cliente. Com ele o cliente tem acesso a um chat online, onde ele poderá entrar em contato direto com a empresa.

Além do Zendesk ser uma ótima opção de ferramenta para coletar dados, ele oferece relatórios que serão úteis para o armazenamento de informações sobre o público que acessa os conteúdos da marca.

Dessa forma, com o suporte da tecnologia por intermédio das ferramentas, os processos se tornam mais ágeis e a obtenção dos dados mais eficiente, atendendo a demanda de um trabalho que precisa ser feito de maneira constante. No entanto, bons softwares não fazem o serviço completo, é essencial ter uma equipe de marketing capacitada e treinada.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre as estratégias de Social Listening, conheça também os serviços de marketing digital realizados pela Projetual, faça uma consultoria conosco! Nós somos especialistas em te ajudar, a partir de interações e engajamentos que geram resultados.