Mais de 7 milhões de empresas utilizam stories no Instagram

Mais de 7 milhões de empresas utilizam stories no Instagram

Quando falamos aqui sobre a escalada do crescimento do uso das stories no Instagram, nós já suspeitávamos que essa ferramenta se tornaria uma verdadeira febre. Hoje, ela já é um hábito entre os mais de 700 milhões de usuários da rede: são 250 milhões de pessoas gravando stories todos os dias – sem contar aquelas que apenas as assistem -, e as empresas estão cada vez mais cientes desse número.

A adoção massiva das stories

Para quem ainda não sabe, as stories são uma ferramenta lançada pelo Instagram há pouco mais de um ano. Inspirado no Snapchat, o recurso permite que o usuário disponibilize vídeos ou fotos instantâneas para seus seguidores, que ficarão públicas por apenas 24 horas. A ferramenta se tornou uma verdadeira forma de contato em tempo real entre os usuários, além de uma oportunidade de divulgar informações de uma forma mais íntima.

Segundo o Instagram, jovens com média de 25 anos que usam a rede ativamente passam cerca de 25 minutos do seu dia vendo stories das pessoas ou empresas que seguem, tempo que pode ser até 4 vezes maior entre adolescentes. Para as mais de 15 milhões de empresas cadastradas no Instagram, a larga utilização e visibilidade das stories pode trazer boas oportunidades.

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Stories possuem local de destaque dentro do aplicativo. Imagem: E-commerce Brasil.

Possibilidades para as marcas

Entre as empresas cadastradas na rede, 7 milhões produziram stories para suas marcas pelo menos uma vez no último mês. Muito mais do que estar atualizado(a) com as tendências, pensar em estar presente através de stories é procurar estar onde os clientes estão, principalmente se o público-alvo são pessoas jovens preocupadas com o que consomem.

As interações possíveis por parte das empresas que trabalham com essa ferramenta vão além das mensagens corporativas, formais e/ou impessoais que comumente se veem no feed das marcas. Como já mostramos aqui, as stories criam um contato mais íntimo entre a marca e o público.

Tudo aquilo que “não cabe” em uma postagem convencional mas ainda assim vale a pena ser mostrado têm um bom lugar para existir nas stories: funcionamento interno do lugar; interação entre funcionários; agradecimentos simpáticos; mostrar produtos e serviços novos. O tipo de conteúdo, claro, varia de acordo com o segmento da empresa e o teor adotado em suas mídias sociais.

Outras possibilidades interessantes – e mais comerciais – são realizar promoções relâmpago e concursos, que só terão a participação de quem está ligado nas atualizações do perfil da empresa. Além de movimentar a página, isso fará com os seguidores fiquem ligados na atualização do conteúdo divulgado pela empresa; é uma forma de se aproveitar do caráter efêmero e dinâmico dessa ferramenta.

Uma possibilidade comercial recente da ferramenta é a de direcionar o usuário para um novo link através da story. Existe a opção de indexar um link qualquer junto a uma postagem, que o usuário acessa apenas puxando para cima a story que está vendo. É uma outra forma interessante de divulgar novidades e informações mais complexas, que podem ser introduzidas pelo conteúdo publicado na rede.

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Stories com função “puxe para cima” são a vantagem comercial mais utilizada na ferramenta. Imagem: Jumper Media.

 

Viu só? Existem várias possibilidades dessa ferramenta para a sua empresa. Confira no vídeo que preparamos para o nosso Canal 03 Dicas para melhorar a performance das suas Stories.

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Por redação Projetual.

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