Imagem de claquete de cinema escrito storytelling

Somos contadores de histórias e isso já veio desde nossos antepassados, da Idade da Pedra até os dias atuais somos levados a contar histórias que cativam nossa audiência. Mas o que muitos não sabem é o quão importante é contar uma boa história para a sua marca, principalmente agora com o novo modelo de consumidor, os Neoconsumidores ou o consumidor 3.0.

 

Neoconsumidores ou Consumidores 3.0

Imagem de pessoa mexendo em celular e ipad
Imagem: Shutterstock

Tecnológico, global e digital é dessa forma que podemos categorizar o consumidor moderno. Cada vez mais conectados a esse mundo virtual, passam a consumir produtos de todos as partes do mundo, e com toda essa informação disponível no ambiente é possível notar os novos comportamentos que os consumidores passaram a demonstra.

1. Altamente informados

Com todas as respostas na palma da mão, basta “dar um Google” que somos bombardeados com todos os tipos de informações e dados. De acordo com os dados de IBGE, 69% da população brasileira já possui acesso a internet pelo celular, e os dados só indicam um aumento nos próximos anos.

2. Socialmente conectados

Facebook, Instagram, Twitter e assim por diante, a variedade de redes sociais é alta. Os consumidores de tornaram sociavelmente conectados por essa a rede. Se vemos um feedback negativo na página de alguma marca, não importa o que a marca fala, os consumidores levarão em conta o comentário de outro consumidor, mesmo que eles não se conheçam. Passamos a fazer amizades com pessoas que nem conhecemos, ou as vezes que nem moram no mesmo país que nós.

3. Gosta de se auto promover

Algo que veio tomando proporções grandes foram os digitais influencers. Como apresentado anterior, o consumidor passou a levar mais a sério o que outras pessoas falam ao invés da própria marca, isso criou um espaço para pessoas com opiniões e de vários seguidores, começarem a espalhar o que elas acham sobre determinado produto, nós já abordamos esse tema por aqui, você pode aprender mais sobre a importância dos marketing de influencers aqui.

 

E o storytelling no meio disso tudo?

Imagem de storytelling escrito com uma lâmpada do lado
Imagem: Shutterstock

 

Como apresentado as características do consumidor 3.0, vemos que ele é constantemente impactados por propagandas, e como seria  a melhor forma de se destacar no meio de tantas, ou fazer com que o consumidor se lembre da marca? Uma das respostas foi o storytelling, os consumidores não buscam mais uma venda superficial, algo que ele compre só por comprar, eles querem fazer parte de algo maior, e contar uma história foi um dos meio de criar vínculo com seu consumidor, fugindo assim daquela reação fria de apenas apresentar o produto e pronto. Com a história o consumidor é capaz de se ver no lugar do protagonista, quando você conta a história que possui alguma semelhança com a vida real desse consumidor, ele já vai se sentir representado e ligado à marca.

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