Homem mexendo em celular

Se até então você ou sua organização nunca tinham ouvido falar da rede social TikTok, esse período de isolamento social causado pela pandemia veio para mudar o panorama. Apenas no ano de 2019, o aplicativo de vídeos curtos foi baixado mais de 750 milhões de vezes, superando os gigantes da tecnologia, como Facebook, Instagram e YouTube. 

A média de idade dos usuários do aplicativo varia entre 16 e 24 anos. Desses,  90% visitam a rede social mais de uma vez por dia durante cerca de 52 minutos. Esses números são equivalentes a um bilhão de vídeos vistos a cada 24 horas.

Ou seja, é uma ferramenta muito poderosa, né? Principalmente entre os jovens. Agora, o aplicativo lançou a sua própria plataforma de anúncios e na publicação de hoje nós vamos falar um pouco mais sobre as possibilidades. 

CONHECENDO O TIKTOK FOR BUSINESS

Assim como outras redes sociais, o TikTok agora também possui a sua própria plataforma para anunciantes. Isso significa que marcas e organizações de todos os portes poderão veicular anúncios de forma rápida e fácil na rede social. 

Como o TiTok foi popularizado por uma geração que nasceu no ambiente digital, toda a comunicação e conceito são voltados ao público jovem, mesmo que a plataforma conquiste cada dia mais usuários de diferentes faixas etárias. 

Um exemplo da comunicação descolada do aplicativo está no própria slogan da sua plataforma de anúncios, que diz “Don’t Make Ads, Make TikToks”, ou seja, não faça anúncios, faça TikToks 😉 

“As marcas são uma parte importante da experiência do TikTok. Quer estejam iniciando tendências, conectando comunidades ou conscientizando sobre iniciativas críticas de serviço público, as marcas estão criando audiências autênticas, construídas com base no compartilhamento de alegria. Eles estão adotando o espírito criativo e autêntico do TikTok e oferecendo aos usuários uma nova maneira de descobrir e se envolver com os produtos que amam.”, diz o comunicado oficial de lançamento da rede.

TIPOS DE ANÚNCIOS NO TIKTOK QUE SUA MARCA PODE APROVEITAR

  • Top View: anúncio que aparece quando o usuário abre o aplicativo;
  • Brank Takeovers: anúncios de 3 a 5 segundos em imagem ou vídeo;
  • In-Feed Videos: vídeo com duração de até 1min que aparece no feed dos usuários
  • Hashtag Challenges: permite que as marcas criem challenges (desafios para outros usuários imitarem)
  • Branded Effects: permite inserir marcas ou produtos em TikToks, seja em 2D, 3D ou realidade aumentada.

Grandes marcas mundiais já estão apostando na plataforma e Coca-Cola, Disney, Nike são algumas das organizações anunciando no TikTok Ads. 

campanha coca cola
Campanha “Shake a Coke and a Song” da Colca-Cola no TikTok

 

A tendência é que cada vez mais anunciantes estejam presentes na plataforma, que surgiu em um momento delicado para o Facebook, que no mês de julho enfrenta um grande boicote de grandes marcas.

Por isso, se você possuí um pequeno negócio que tem como público-alvo os jovens, o TikTok Ads pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar o branding ou até mesmo aumentar a base de fãs e vendas da sua marca. 

Por aqui estamos sempre de olho nas novidades das redes sociais. Recentemente publicamos as últimas novidades do Instagram, vale a pena ficar de olho. 

Gostou da iniciativa do TikTok com a plataforma de anúncios? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos do universo online e do marketing digital.