Transmissão ao vivo: confira algumas dicas de como usar essa estratégia

Transmissão ao vivo: confira algumas dicas de como usar essa estratégia

A transmissão ao vivo vem sendo uma estratégia recorrente neste ano de 2020. Confira algumas dicas valiosas a seguir!

Já parou para notar o quanto as lives e a transmissão ao vivo estão cada vez mais comuns na internet? Esta vem sendo uma valiosa alternativa para muitas empresas se destacarem e engajarem o seu público em meio à pandemia.

Além disso, transmitir online é uma ótima forma de demonstrar autoridade no assunto do seu nicho e trazer mais público para a sua marca. Essa estratégia ainda pode resultar em saldo positivo para a equipe de vendas.

Porém, para se fazer uma transmissão ao vivo de sucesso é necessário prestar atenção em algumas especificidades. O horário para poder aumentar o alcance, por exemplo, assim como saber colocar as informações da plataforma para te ajudar nisso. Vamos conferir um pouco mais a seguir!

Planejamento da transmissão ao vivo

Para garantir o sucesso da sua ação, é imprescindível que haja um planejamento prévio. Por isso, definir antecipadamente qual a melhor data para este evento acontecer também é de grande valor.

Os dias da semana vêm sendo os mais escolhidos para esse tipo de ação. Principalmente dias como terça, quarta e quinta-feira vêm trazendo bons resultados.

Isso porque nas segundas as pessoas estão organizando ainda as suas atividades e e-mails. Trata-se de um dia de muita coisa fazer, resolver pendências, etc. E, às sextas-feiras as pessoas estão mais pensando em finalizar a semana para poder descansar. Melhor não apostar neste dia, não é mesmo?

Comece aos poucos

A dica aqui é começar fazendo transmissões mais básicas e medir os resultados. Quando a sua estratégia tiver consolidada, aí sim pode-se pensar em um cronograma de ações mais robustas.

Para ter ótimos resultados, você pode fazer webinars, lives ou um grande evento online. No meio da semana, como citamos anteriormente, e perto das 11 da manhã. E, de acordo com uma pesquisa realizada pela Big Marker, os horários nobres para transmissão de conteúdo corporativo é entre às 13h até em torno das 14h.

Entretanto, lembre-se do seguinte: não é legal fazer este tipo de estratégia, que exige uma interação maior dos usuários, no horário de almoço. Isso fará com que você afaste aquelas pessoas que poderiam estar interessadas, mas preferem gastar seu intervalo com em um momento de descanso.

Ou seja, pense na experiência do usuário neste momento, e perceba qual o horário ideal que o seu nicho terá vontade e disponibilidade de assistir o seu conteúdo online.

Métricas

Uma boa estratégia é saber usar dos dados das plataformas ao seu favor. Sendo assim, apostar nas métricas é uma das melhores dicas que te daremos aqui neste artigo.

Primeiramente, você irá convidar o seu público por meio de e-mails marketings, posts no feed das redes sociais, anúncios Ads, etc. Instigue o senso de urgência e lembre o seu target do seu evento sempre que possível.

Feito o convite, é hora de acompanhar os resultados, como as taxas de abertura dos e-mails, taxa de cliques, denúncias de spam e outras informações. Tudo para que você entenda o que está acontecendo com a sua estratégia e perceba se está ao alcance das suas metas.

Inclusive, quando você estiver realizando a sua transmissão ao vivo, confira todos os dados de desempenho em tempo real. Mas, “qual o objetivo dessa análise”, você deve estar perguntando.

Basicamente, o objetivo de uma análise de métricas é perceber qual o grau de engajamento dos usuários. Isto é, realizando testes, você poderá então definir qual o melhor horário e dia da semana ou ainda qual conteúdo é mais pertinente, e que mais dará resultado e alcançará ainda mais pessoas.

Testes e mais testes

Como falamos acima, realizar testes é essencial para um bom trabalho de marketing. Afinal, é testando mesmo que você perceberá o que melhor se encaixa nos padrões do seu nicho, pois cada um se comporta diferente.

Uma ótima dica também é disponibilizar o seu conteúdo em uma versão on-demand. Ou seja, oferecer para quem não conseguiu assistir a oportunidade de acessar o seu material em um momento mais oportuno. Afinal, nem sempre poderemos escolher o horário e o dia certo.

E é por isso que criar conteúdos mais básicos no começo é mais interessante. Depois de uma base mais estabilizada, aí sim você começa a criar conteúdos ainda mais ricos e relevantes para sua estratégia.

Gostou das nossas dicas para otimizar o alcance da sua transmissão ao vivo? Precisando de qualquer outra dica ou informação, não exite em entrar em contato! 😉