O Twitter sempre foi uma ferramenta extremamente valiosa para todos os tipos de empresas e marcas. Sua forma de funcionamento é bastante diferente das outras mídias sociais para estratégias de marketing, trabalhar com o Twitter significa que você estará acompanhando as tendências em tempo real à medida que seu feed é constantemente atualizado.

De acordo com uma pesquisa do final de 2018, 326 milhões de pessoas usam o Twitter todos os meses. Isso é nove milhões a menos que em meados de 2018 e quatro milhões a menos do que o final de 2017. Porém, de acordo com o site do twitter nesses períodos foram realizadas limpezas de contas suspeitas no site, o que influenciou nessas diferenças.

De qualquer forma, o Twitter continua com um público grande e principalmente, inteligente. A partir da plataforma você consegue alcançar seu público-alvo e oferecer à sua empresa os resultados desejados de marketing.

Aprimore seu relacionamento com o público

No Twitter você pode desenvolver um relacionamento mais pessoal, e rápido, com os usuários. Marcas podem atender pedidos e tirar dúvidas em questão de minutos, como se fosse uma conversa diária, deixando a experiência de se comunicar com o cliente mais pessoal e satisfatória.

Além disso, muitas pessoas usam o Twitter como meio de se manterem atualizadas sobre os assuntos que as interessam. Se o público gostar do seu conteúdo, são grandes as chances de que o post seja retuítado, aumentando seu alcance para outros usuários.

Então, com isso em mente, certifique-se de que você esteja sempre buscando feedbacks de seus clientes. Em seguida, responda a eles com respostas personalizadas para que eles saibam que você está sintonizado nas discussões sobre sua marca.

Outra vantagem do twitter é o acesso a informação. Fica fácil encontrar conversas sobre seus produtos e serviços, o que seus clientes estão achando e o que eles esperam de sua marca, informações super valiosas, independentemente do seu setor.

Não tenha medo de usar humor em seus tweets

Quando feito corretamente, o humor pode ser uma ótima maneira de empresas e marcas atraírem e reterem clientes via Twitter. Através de um ar mais despojado você pode conquistar seus clientes, quem sabe até emplacar um meme ou outro!

O humor dá à sua marca uma sensação despreocupada e faz com que seus clientes se identifique mais com você. Além disso, também mantém seus tweets mais memoráveis. Afinal, uma boa piada é sempre mais memorável do que o jargão corporativo.

Crie uma personalidade para sua Marca

No Twitter é possível “humanizar” as empresas a partir de seus posicionamentos. Assim como seu relacionamento com o consumidor o conteúdo também pode ser mais pessoal, seja pelo humor ou sua forma de linguagem, ganhar personalidade é ganhar empatia do usuário.

Um exemplo clássico dos últimos tempos é a Netflix Brasil, que fala como se realmente fosse uma pessoa. Essa estratégia agrada muito seus usuários e é parte do que fez o serviço de streaming ser um dos mais conhecidos no mundo.

No entanto, é importante saber que você deve entregar ao seu público mensagens que tenham valor para ele. Como o Twitter é feito de conversas atuais, é preciso ser dinâmico, sem “postar sobre qualquer coisa”. A escolha de tom de voz depende do estilo da sua empresa e do seu público – marcas são únicas, assim como pessoas.

Viu só como usar o Twitter para sua estratégia de marketing é uma ideia boa? Se você está procurando por outras formas de utilizar as redes sociais como parte do crescimento de seu negócio, não deixe de ler também este post sobre as vantagens de se anunciar no facebook.

Para saber mais, acompanhe a Projetual nas principais redes sociais e fique por dentro de conteúdos como este. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin! Aproveite e assista aos nossos vídeos no Youtube.