É oficial: Twitter libera o uso de 280 caracteres para todos os seus usuários
A velha (mas nem tanto assim) rede que ficou famosa por “limitar” a interação dos usuários irá mudar um pouco sua cara. A partir dessa semana, o Twitter deverá liberar para todos os seus usuários a possibilidade de criar tweets de 280 caracteres, dobro que era permitido até então.
O significam 280 caracteres
Para muitos (empresas, principalmente) as possibilidades são grandes: mais comunicação, mais espaço para mostrar novidades, mais palavras para as piadas. Para outros, é a morte das principais características do Twitter: a fluidez da comunicação, as frases rápidas e diretas, a ausência de “textões”.
Quem costuma utilizar o Twitter na mesma intensidade que usa o Facebook sabe que a rede do passarinho azul costuma ser mais intimista, mais casual, desbocada. Parece que lá, as pessoas não sentem a pressão de serem formais como no Facebook, se sentem mais abertas. Não à toa, a rede é uma verdadeira mina de memes.
O principal motivo desse alto-astral muitos pensam ser os poucos caracteres, que são a própria essência da rede. Desde que nasceu, lá em 2006, ela mostrava que as frases curtas eram uma de suas principais características.
No entanto, há poucos dias a empresa trouxe informações que apontam para poucas mudanças. Segundo dados levantados, quando o recurso dos 280 caracteres estava em fase de testes apenas 5% dos tweets compostos tiveram mais que os habituais 140 caracteres. Desses 5%, apenas 2% ultrapassava 190 caracteres, ainda segundo o Twitter.
Maneiras de explorar o recurso
Nem todas as empresas se sentem confortáveis em explorar o Twitter já que, como vimos, o principal da rede é a fluidez, a espontaneidade do texto. No entanto, depende muito de como a marca se posiciona, o que ela “se deixa” mostrar na rede, qual sua forma de se comunicar com o público. Isso quer dizer que os caracteres à mais podem ser uma oportunidade de criar peças realmente interessantes, não apenas poder falar mais.
Quem deu um exemplo simples porém criativo foi o canal de televisão HBO. Em uma brincadeirinha na rede (imagem abaixo), o twitter da empresa pronunciou o nome inteiro de um dos personagens de sua série de maior sucesso, Game of Thrones. No seriado, os personagens geralmente possuem nomes extensos, que definitivamente não caberiam em 140 caracteres.
Esse é um exemplo de que os caracteres a mais não precisam ser pretexto para mais falas, mais falas de anúncio. Pode ser uma nova porta para que empresas finalmente aprendam a se comunicar dentro do Twitter, através de soluções criativas como fez a HBO.
E você, acha que sua marca está preparada para se posicionar em todas as redes? Se precisar de ajuda, saiba que pode sempre contar com a gente aqui da Projetual, viu?
Por redação Projetual.