É oficial: Twitter libera o uso de 280 caracteres para todos os seus usuários

É oficial: Twitter libera o uso de 280 caracteres para todos os seus usuários

A velha (mas nem tanto assim) rede que ficou famosa por “limitar” a interação dos usuários irá mudar um pouco sua cara. A partir dessa semana, o Twitter deverá liberar para todos os seus usuários a possibilidade de criar tweets de 280 caracteres, dobro que era permitido até então.

O significam 280 caracteres

Para muitos (empresas, principalmente) as possibilidades são grandes: mais comunicação, mais espaço para mostrar novidades, mais palavras para as piadas. Para outros, é a morte das principais características do Twitter: a fluidez da comunicação, as frases rápidas e diretas, a ausência de “textões”.

Quem costuma utilizar o Twitter na mesma intensidade que usa o Facebook sabe que a rede do passarinho azul costuma ser mais intimista, mais casual, desbocada. Parece que lá, as pessoas não sentem a pressão de serem formais como no Facebook, se sentem mais abertas. Não à toa, a rede é uma verdadeira mina de memes.

Jack Dorsey, CEO do Twitter, explicou a mudança: “Essa é uma pequena mudança, mas um grande passo. 140 foi uma escolha arbitrária, baseada no limite de 160 caracteres do SMS.”, disse ele, entre outras coisas. Reprodução : TernunaFM.

O principal motivo desse alto-astral muitos pensam ser os poucos caracteres, que são a própria essência da rede. Desde que nasceu, lá em 2006, ela mostrava que as frases curtas eram uma de suas principais características.

No entanto, há poucos dias a empresa trouxe informações que apontam para poucas mudanças. Segundo dados levantados, quando o recurso dos 280 caracteres estava em fase de testes apenas 5% dos tweets compostos tiveram mais que os habituais 140 caracteres. Desses 5%, apenas 2% ultrapassava 190 caracteres, ainda segundo o Twitter.

Maneiras de explorar o recurso

Nem todas as empresas se sentem confortáveis em explorar o Twitter já que, como vimos, o principal da rede é a fluidez, a espontaneidade do texto. No entanto, depende muito de como a marca se posiciona, o que ela “se deixa” mostrar na rede, qual sua forma de se comunicar com o público. Isso quer dizer que os caracteres à mais podem ser uma oportunidade de criar peças realmente interessantes, não apenas poder falar mais.

Quem deu um exemplo simples porém criativo foi o canal de televisão HBO. Em uma brincadeirinha na rede (imagem abaixo), o twitter da empresa pronunciou o nome inteiro de um dos personagens de sua série de maior sucesso, Game of Thrones. No seriado, os personagens geralmente possuem nomes extensos, que definitivamente não caberiam em 140 caracteres.

O nome enorme da personagem Daenerys pode, finalmente, ser pronunciado por inteiro no Twitter agora. Imagem: B9.

Esse é um exemplo de que os caracteres a mais não precisam ser pretexto para mais falas, mais falas de anúncio. Pode ser uma nova porta para que empresas finalmente aprendam a se comunicar dentro do Twitter, através de soluções criativas como fez a HBO.

E você, acha que sua marca está preparada para se posicionar em todas as redes? Se precisar de ajuda, saiba que pode sempre contar com a gente aqui da Projetual, viu?

 

Por redação Projetual.

COMPARTILHE: