Um novo direcionamento de anúncios no Facebook

O Google já utiliza há tempos os algoritmos rastreadores para captar os dados de cada usuário e segmentar seus anúncios de acordo com o que eles procuram na internet. Você já deve ter notado que sempre recebe anúncios de produtos e serviços após fazer alguma busca sobre eles no Google, e agora, segundo as últimas divulgações do Facebook, esse método de direcionar a publicidade também será usado na rede social.

Foto: Reprodução/ Gizmodo

O objetivo dessa novidade é aumentar a renda obtida por anúncios publicitários, que gera mais de 90% de toda a receita do site. A princípio o Facebook usava como segmentação as curtidas de cada usuário, e mostrava anúncios de acordo com esses dados, mas em breve usará dados mais detalhados sobre os hábitos de navegação na web. O site também terá informações sobre quais são os aplicativos seus usuários baixam nos smartphones.

Segundo a última divulgação do Facebook, nas próximas semanas os usuários dos Estados Unidos já receberão esse tipo de anúncio, e a rede está “trabalhando duro para expandir globalmente nos próximos meses”. Veja o vídeo publicado pela rede social sobre o direcionamento de publicidade (em inglês):

Uma nova função também foi adicionada, em um menu do canto superior direito de um anúncio, chamada “Por que estou vendo isso?”. Clicando nesse botão os usuários poderão ver quais atributos pessoais levaram o anunciante a direcionar a publicidade a eles.

Foto: Reprodução/ Gizmodo

Certamente a novidade causará diferentes opiniões dos usuários, ao que tudo indica, as pessoas ficam preocupadas sobre ter acesso a informações e consideram esse direcionamento falta de privacidade.

Qual sua opinião sobre o Facebook ter acesso aos seus históricos de navegação, você considera uma boa maneira de receber anúncios do seu interesse ou acha uma falta de privacidade?

Fonte: Facebook, Olhar Digital, Gizmodo, UOL.