Vantagens do chatbot para empresas
Você já entrou em contato com uma loja ou uma empresa prestadora de serviço e iniciou um chat com um assistente virtual? Se já, então você já conhece os chatbots das empresas, união das palavras chat (conversa) e bot (robôs).
A ferramenta, que já não é uma novidade, está cada vez mais presente em nossas vidas, pois usa a tecnologia não apenas para simular uma conversa real, mas, principalmente, para agilizar processos burocráticos e repetitivos.
Se você deseja conhecer e implementar esse recurso de experiência do usuário em sua empresa, confira o post de hoje! Falaremos sobre as vantagens do chatbot para empresas e como realizar essa mudança de forma simples e natural.
Agilidade no atendimento
Quando você oferece um produto ou serviço, por mais bem explicado seja a sua oferta, ainda surgem dúvidas entre os consumidores. As dúvidas geralmente são as mesmas para a maioria das pessoas e, para evitar a repetitiva tarefa de explicar a mesma coisa inúmeras vezes, o chatbot realiza essa função.
Se programado da forma correta, já antecipando possíveis dúvidas, o chatbot consegue auxiliar seu cliente com um atendimento ágil e moderno, e que aumenta a experiência do usuário.
Outras possibilidades do chatbot para um atendimento ágil é a automatização de reservas e pedidos, em que o robô fica disponível ininterruptamente e é possível acompanhar toda a conversa e identificar possíveis falhas.
Ferramenta para o marketing
O uso de chatbots para empresas também é uma ótima ferramenta para fomentar o diálogo com o público, prospectar novos negócios, ajudar na jornada de compra e fidelização de clientes.
Um dos usos mais comuns do chatbot para o marketing é através do Facebook Messenger, onde os robôs iniciam a conversa para prospectar novos clientes, auxiliando-os em suas necessidades e direcionando-os em suas áreas de interesse.
Além de agilizar o atendimento, como vimos no item anterior, esse recurso também ajuda a entender o cliente e traçar um perfil comportamental, essencial para uma estratégia de marketing bem estabelecida.
Engajamento com a marca
Uma recente pesquisa realizada com 1.235 consumidores pela MarketsandMarkets apontou que um a cada quatro respondentes já utilizaram chatbots para atendimento e 69% afirmaram que a experiência de atendimento ao cliente foi excelente ou muito boa.
A partir desse estudo, podemos entender que os chatbots não existem para substituir o atendimento humano, mas o oposto: os robôs existem para melhorar as estratégias de uma empresa, seja ela o atendimento, as vendas ou marketing.
Os chatbots para empresas são uma ótima oportunidade de melhorar a experiência com o cliente, proporcionando um atendimento impecável, oferecendo soluções rápidas para problemas comuns.
Ademais, o uso dos chatbots aumentam a produtividade, pois coleta e armazena dados preciosos para a elaboração de melhoras estratégias e tira dos colaboradores uma atividade extra que pode ser executada pelos bots.
O chatbot é para a sua empresa?
Se você ainda tem dúvidas se esse recurso é ideal para a estratégia da sua empresa, entre em contato conosco! A Projetual está aqui para ajudar você a melhorar e modernizar os seus serviços.
Com informações de terra.com.br.
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