Quantos exemplos de call to action você conhece? O CTA é uma das ferramentas utilizadas no marketing digital. É por meio dele que os usuários realizam ações específicas a fim de converter em uma estratégia.

Muito se fala da importância dos CTAs para as conversões. Mas, há fatores que devem ser considerados para a escolha da melhor desse gatilho.

Quer melhorar a conversão do seu site? Então, leia esse conteúdo até o final e veja os exemplos de call to action e qual é o melhor momento de aplicar cada um deles.

O que é um call to action?

O call to action (CTA) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “chamada para ação”. O objetivo do botão é mostrar para o usuário qual é o próximo passo a ser seguido. É possível encontrá-los em anúncios, blogs, e-mail marketing e landing pages.

Essa ferramenta é muito importante nas estratégias digitais, porque é a partir dela que o usuário realizará a ação que você deseja, aumentando a sua conversão.

A ideia não nasceu no mundo digital. Somos convidados a realizar ações a todo tempo. Por exemplo, alguns estabelecimentos possuem placas com chamadas para ação, como “empurre”, “entre”, “aberto”, entre outros.

Como escolher o botão certo?

Há alguns fatores que devem ser levados em consideração na escolha do CTA. Confira:

Estágio do funil de vendas

O funil de vendas é um dos pilares do marketing digital. Ele ajuda a organizar os conteúdos conforme seus estágios — topo, meio e fundo de funil — e, ao mesmo tempo, indica para o lead qual o próximo passo a ser seguido. No momento em que é é definido o conteúdo e sua fase, deve-se optar, também, pelo call to action para aquela situação.

Dessa forma, a escolha será feita em conjunto, e conteúdo e CTA terão os mesmos objetivos.

Por exemplo, não faria sentido criar um conteúdo de atração, pertencente ao topo de funil e, ao final, sugerir uma consultoria gratuita do seu serviço. O usuário ainda nem reconhece o problema que tem, portanto não converterá no objetivo que a chamada para ação está sugerindo.

Para continuar convertendo o mais indicado seria propor o download de um ebook relacionado ao post ou sugerir um outro conteúdo que tenha afinidade com o assunto.

Persona da empresa

É preciso analisar a persona para definir sua estratégia de marketing, inclusive, para saber qual é a melhor opção de CTA. Ao conhecer bem o público que você deseja engajar e encantar, você saberá exatamente o que ele espera com o seu post e o que chamaria a atenção dele a ponto de converter na sua chamada para ação.

Por exemplo, se sua empresa é do setor de móveis e realiza anualmente um relatório do setor moveleiro, esse material rico poderá ser disponibilizado em um ebook e o call to action pode ser focado nessa conversão.

Local, formato e cor do call to action

Além de analisar os estágios do funil e a persona da empresa, é preciso criar chamadas atrativas. Eles devem trazer verbos imperativos, como: compre, clique, baixe, inscreva-se e cadastre-se.

Os CTAs devem ter tamanho adequado, cor contrastante com as demais cores da página e local específico, como centro da página, rodapé, barra lateral ou no final de um post blog. Isso pode variar conforme o formato da informação que está disposta na página. O importante é que, no caso de botões, estejam sempre bem visíveis.

Esses elementos devem ser testados e combinados para chegar ao botão ideal. Outra estratégia recomendada é usar números nos call to actions, evidenciando os benefícios que o leitor terá caso complete a ação, por exemplo: ganhe agora 20% de desconto.

Mas nem todas as chamadas precisam ser botões. Para posts em blogs, por exemplo, pode-se inserir um link ao fim do conteúdo com uma breve chamada para ação. Bem ali, logo na conclusão, relacionando o tema abordado com a importância dele ir para a outra etapa ou acessar o outro conteúdo.

7 exemplos de call to action

Depois de analisar os fatores citados, é preciso escolher entre as opções disponíveis de call to action. Veja os 7 mais utilizados.

1. Seguir nas redes sociais

Esse é um call to action típico do topo de funil e muito utilizado no fim dos posts. Ao sugerir o engajamento nas redes sociais, você cria um canal de ligação entre a empresa e o usuário. Se o visitante chegou até o seu conteúdo por meio de uma pesquisa no Google, agora ele poderá continuar a receber os seus posts via Facebook, por exemplo.

2. Assinar newsletter

Esse botão pode ser inserido em um post de atração ou ficar em uma barra fixa na lateral do site. Ao se inscrever em uma newsletter, o usuário está assumindo que deseja receber mais conteúdo da sua marca, passando do topo para o meio do funil.

Por isso, criar fluxos de e-mail marketing automatizado é importante. Ao se inscrever em uma newsletter, o ideal é que o usuário comece a receber conteúdos que farão com que ele percorra a jornada de compra da empresa.

3. Ler outro artigo no blog

Esse tipo de chamada para ação pode ser colocado em qualquer estágio do funil de vendas. Essa opção é importante para otimizar o tráfego do site. Isso contribui para o SEO (Search Engine Optimization), pois ele faz com que o usuário permaneça mais tempo no site, mostrando ao Google que aquele endereço atende às expectativas da palavra-chave que foi buscada na pesquisa.

4. Convite para entrar em contato com a empresa

Esse CTA é indicado para conteúdos de meio ou fundo do funil. Como a persona já passou por outros estágios, já reconhece que tem um problema e enxerga na sua empresa uma possível solução. Dessa forma, esse lead já está pronto para pedir um orçamento ou tirar dúvidas mais específicas sobre o serviço.

5. Linkar para o site do cliente

Essa é uma alternativa interessante para o meio e fundo de funil. Alguns usuários chegam ao blog da empresa por meio de pesquisas orgânicas, mas ainda não conhecem, de fato, o site, produto e história da empresa. Criar um call to action para isso, auxiliará na credibilidade e aproximação do lead com os serviços, cases e histórico da empresa.

6. Receber uma consultoria grátis

Essa é uma outra opção de botão para o fundo de funil. Algumas empresas de marketing, administração e recursos humanos oferecem consultorias gratuitas para sites e empresas de futuros clientes. Ao final, o consultor dará um diagnóstico do negócio apontando pontos positivos e negativos.

7. Fazer um download

Esse CTA pode ser usado em qualquer estágio do funil, mas o tipo de conteúdo oferecido deve ser condizente com a etapa em que o leitor. Lembrando que o conteúdo do download deve ser realmente exclusivo, para justificar o fato de o usuário ter que baixar um arquivo.

Como vimos, o tipo de CTA a ser escolhido vai depender de alguns fatores e da estratégia que está sendo seguida. Mas, ainda assim, sempre faça testes pesquise os seus concorrentes e veja como os sites de outros países trabalham, isso pode ajudar na hora de optar pela melhor chamada.

Agora que você já conhece vários exemplos de call to action já é possível colocar essas dicas em prática.Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário aqui no post.