O mundo do e-commerce está em constante evolução, com consumidores cada vez mais exigentes e um mar de competidores. Nesse cenário, pequenos detalhes fazem uma grande diferença na hora de melhorar seus resultados e aumentar a taxa de conversão.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de ferramentas e tendências de marketing voltadas para o e-commerce que podem trazer bons resultados em 2020.

Porém, antes de começarmos é importante deixar claro que de nada adianta criar boas práticas se você não mensurar os resultados! É indispensável ter uma ferramenta como o Google Analytics para te ajudar nesse processo.

Agora vamos para as dicas!

1. Personalize a forma de se comunicar com seu consumidor

Não é novidade para ninguém, mas abordar de forma personalizada seus potenciais clientes é a melhor maneira de buscar melhores resultados. Com um pouco de esforço, a sua marca poderá aprender mais acerca da personalidade do cliente, tomar nota e garantir que os seus operadores se dirijam a ele com um tom que o faça sentir-se à vontade.

Outra dica é a produção de conteúdos personalizados voltados para o ambiente virtual, com o poder de influenciar diferentes canais, servir de apoio para ações comerciais das lojas físicas, fortalecer a imagem da empresa e criar uma conexão com seu público.

Veja também: Porque as pessoas compartilham conteúdos em redes sociais.

2. Invista em automações

Se você tem um grande fluxo de clientes em seu negócio, certamente sente dificuldades em atendê-los. Um sistema de automação proporcionará mais agilidade no atendimento do ponto de venda evitando, inclusive, que os consumidores desistam de comprar.

Por mais eficiente que as soluções de automação sejam, é essencial fazer seu planejamento para que ela traga os resultados esperados. Procure também tomar cuidado para que as interações sejam o mais humanas possíveis, não tornando elas impessoais, não se esqueça de sempre possibilitar ao cliente um atendimento direto com seus funcionários quando necessário.

3. Faça Call to Actions bem feitos

Para empresas e marcas há uma necessidade de se reinventar para manterem-se competitivas, alinhando seus produtos e serviços de acordo com as novas necessidades e preferências dos clientes. Os Call to Actions(CTA) são ferramentas extremamente importantes para transformar seus visitantes em leads comerciais ou mesmo em um público fiel a seus conteúdos.

Para aumentar a taxa de conversão da página, o call-to-action precisa despertar a urgência e curiosidade no usuário. Se quiser alcançar esse efeito, utilize palavras como “já”, “agora” e “hoje” em suas chamadas. Isso irá transmitir a sensação de que o tempo é curto, por isso o cliente deve clicar naquele CTA rapidamente para não perder a oportunidade.

4. Considere o custo por conversação quando comparar canais

Outro ponto importante para aumentar a conversão online em 2020 é saber em quais canais investir em impulsionamentos e publicidade. Uma dica é, em vez de comparar os indicadores que demonstram seu custo por conversão, avaliar o valor que é necessário investir para iniciar um relacionamento com o potencial cliente.

Por exemplo, os anúncios no LinkedIn costumam ser mais caros que no Facebook, mas se consideramos que o volume de oportunidades geradas é mais satisfatório, então, o investimento é diluído e torna-se mais vantajoso.

5. Integre suas estratégias de marketing

Você já deve ter ouvido falar em omnichannel não? Esse é um fator essencial para as empresas que atual no ambiente online hoje, pois potencializa a experiencia de contato e vendas para seus clientes, por meio das redes sociais, aplicativos, e-commerce e demais ferramentas do mundo digital, todos alinhados.

Toda ação de marketing e canais de interação devem estar conectados. Isso fortalece a marca e permite que a empresa crie experiências de contato e vendas muito mais relevantes para seus clientes. Ações que buscam conectar seus canais garantem que sua empresa concentre maior parcela da atenção do consumidor.

Com as estratégias corretas é possível aumentar bastante a taxa de conversão de e-commerce. Além disso, existem várias outras estratégias que você pode colocar em prática para melhorar a visibilidade da sua empresa. Para saber de outras dicas, continue acompanhando nosso Blog e também nosso Canal no Youtube.