Vídeos - redes sociais - Projetual

Já faz algum tempo que falamos que os vídeos merecem mais atenção por parte dos produtores de conteúdo das empresas. Lá no fim de 2015, a Projetual trouxe um texto com números mostrando a ascensão desse formato de conteúdo: em 2015, foi responsável por cerca de 80% do tráfego de internet, sendo que a expectativa para 2018 chega a 87% de todo o tráfego online.

Nem precisamos dizer que atualmente os vídeos ocupam lugar precioso em todas as nossas interações digitais. Desde os vídeos no Facebook (cada vez mais presentes), as stories no Instagram, a presença dos youtubers e até o marketing de influência: os vídeos são responsáveis por atrair a atenção de muitas pessoas e integrar estratégias de várias empresas.

Mesmo sabendo de tudo isso, muitas empresas ficam com o pé atrás antes de fazer conteúdo em vídeo para as redes sociais. “São muito difíceis”, “falta equipamento e/ou preparo” e “Será que terei alcance para compensar o esforço?” são algumas desculpas constantes.

Em relação ao preparo, já mostramos aqui no blog algumas dicas bem completas sobre como planejar conteúdos em vídeo. Você pode conferir esse tutorial de planejamento neste link.

O texto de hoje traz dicas mais simples e pontuais sobre como fazer os vídeos terem mais alcance. As dicas vieram do próprio Facebook, que as elaborou para ajudar os produtores de vídeo dentro da rede social. No entanto, elas podem ser aplicadas para vídeos em qualquer plataforma.

Abaixo, você confere o que o Facebook tem a sugerir para os criadores de vídeos.

Pense no mobile

Os smartphones são responsáveis por boa parte do tempo – cerca de metade – que as pessoas passam na internet, especialmente dentro das redes sociais. Na hora de criar o vídeo, pensar que ele será visto através de um celular irá garantir um conteúdo que será visto mais facilmente.

Prefira gravar na vertical

Esta dica tem a ver com a primeira. Além de ficarem melhores quando vistos através do smartphone, vídeos na vertical também permitem um melhor enquadramento da cena. Como é possível focar em planos mais próximos na vertical, a visualização se torna mais fácil para o espectador que irá saber exatamente onde prestar atenção.

Seja lembrado por seus vídeos

Garanta que, durante o vídeo, a sua marca apareça de forma clara e, de preferência, o quanto antes. Seja através de uma logo ou de uma chamada, é ideal que desde o início do vídeo a marca mostre sua mensagem, o que gera confiança para o espectador.

Lembre das legendas

Parece uma dica mínima, mas é altamente importante. Quando usando o celular em público, a maior parte das pessoas evita fazer barulhos ou colocar o celular no ouvido para poder escutar. Por isso, para deixar o conteúdo mais fácil e agradável de ser visualizado, invista um tempo criando legendas para ele.

Dicas simples, não é? Para vídeos de Facebook, Instagram e Twitter, elas certamente ajudarão a ter um bom alcance.

Nos canais da Projetual você encontra informações e artigos sobre todo o universo do marketing digital. Além do blog, também temos canal no Youtube e Instagram, sabia? Também disponibilizamos para download uma série de materiais que ajudarão as estratégias da sua empresa. Dê uma olhada!


Por redação Projetual, com informações de AdNews.