Logo após abrir uma empresa você precisará lidar com uma série de novos termos, que não faziam parte do seu cotidiano. Lucro e faturamento são dois nomes que às vezes geram confusão nos novos empresários. Continue lendo e saiba mais sobre.

Apesar de esses dois conceitos serem de fácil entendimento, costumam confundir a cabeça, podendo ser vistos como a mesma coisa. Um empreendedor que não consegue diferenciar lucro e faturamento pode ter dificuldade na gestão de seu negócio.

Qual a diferença entre lucro e faturamento?

Vamos começar pelo mais simples: Faturamento é tudo o que entra no caixa da sua empresa, ou seja, o valor resultante das vendas de produtos e serviço em determinado período. Se seu e-commerce vender 400 itens, sendo R$ 50,00 cada, durante um mês, o faturamento será de R$ 20.000,00.

Já o lucro é referente ao valor disponível em caixa após sua empresa pagar todas as contas, inclusive os impostos. Então se seu faturamento mensal for de R$ 20.000,00, mas o custo de operação for de R$ 5.000,00, o lucro será de R$ 15.000,00. 

Veja também: 5 razões para você terceirizar a gestão de suas redes sociais. 

Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido?

Após entender a diferença entre faturamento e lucro, é importante que o empreendedor tenha conhecimento também sobre a distinção entre lucro bruto e líquido.

Lucro bruto é à soma de toda a receita da empresa, subtraída de todas as despesas variáveis do negócio. Nesse caso, na hora de subtrair os custos, só é levado em consideração contas que não ocorrem todos os meses.

Já o lucro líquido, é necessário também diminuir as despesas, mas nesse caso, são subtraídos os custos fixos e impostos.

A conta para encontrar o lucro líquido e lucro bruto é:

  • lucro bruto = faturamento – custos variáveis;
  • lucro líquido = faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos​.

Veja também: Como melhorar a taxa de conversão de vendas de seu e-commerce.

Qual a importância de mensurar o lucro e o faturamento da empresa?

Agora que você já sabe o que significa cada termo, você deve saber também a importância de mensurar o lucro e faturamento de seu e-commerce. Após a explicação, aprimeira dica fica um pouco óbvia: faturamento não é lucro.

É importante lembrar, quando há um entendimento da diferença desses termos, é mais fácil para o gestor do negócio elaborar estratégias para aumentar a receita da empresa.

O faturamento é um indicador que serve para que uma empresa consiga ter controle sobre o número de vendas em determinado período, além de permitir a analise da viabilidade do produto, ou seja, se vale a pena continuar vendendo determinado item em sua loja.

A partir dessas informações, a empresa pode determinar como será a produção de suas mercadorias, além de identificar o interesse do consumidor em cada produto e criar estratégias para melhorar as vendas de mercadorias com pouca margem.

E aí, conseguimos te ajudar? Para mais conteúdos como o de hoje acompanhe a Projetual nas principais redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!