Um bom e-commerce é aquele que consegue colocar em prioridade as necessidades do cliente, assim como seus desejos e expectativas, passando sempre uma mensagem de compromisso, respeito e cuidado com o seu cliente.

Saber entender as necessidades de seus clientes ajuda a direcionar melhor as campanhas de marketing e vendas de seu e-commerce, além de garantir o sucesso de suas vendas.

Mas como saber o que o cliente precisa? Como identificar corretamente as necessidades dele? Essas são as dicas que iremos trabalhar no blog post de hoje. Confira!

Pesquise mais sobre seus clientes

Antes mesmo de ter qualquer contato para iniciar a venda, você precisa conhecer muito bem seu cliente ou prospect. Comece procurando pelos dados pessoais básicos, como faixa etária, nível de informação, localização, tipo de linguagem e canais de comunicação mais utilizados.

Depois, busque os problemas enfrentados, desafios e objetivos. Com essas informações você conseguirá criar uma representação de seu cliente ideal, aquilo que chamamos de persona.

Ferramentas como a Social Mention e Swonkie, voltadas para a captação e análise de dados, integrando diferentes redes sociais e plataformas, podem ajudar sua marca na criação dessas personas.

Não se esqueça, quanto mais você forte for sua persona, mais fácil será atingir seus consumidores e aumentar o engajamento de sua marca.

Veja também: UX Design – Como entender seus clientes e converter vendas. 

Faça perguntas assertivas

Desde o primeiro contato que você tiver com seu cliente, aproveite para inserir na conversa algumas perguntas importantes, que façam você começar a entender o que ele deseja. Assim será possível conhecer ainda mais as necessidades, os gostos e as expectativa do cliente que está na sua empresa.

Pergunte: o que ele precisa, quais são os maiores desafios que ele enfrenta, quais soluções ou resulta dos ele gostaria de alcançar. Não precisa tornar, a conversa um inquérito, deixe tudo fluir naturalmente. Na hora em que achar pertinente, faça as perguntas.

Atente-se aos feedbacks

O feedback do cliente é essencial para melhorar a qualidade daquilo que é oferecido. É preciso estar atento aos diferentes canais de comunicação, abrindo possibilidades para que as pessoas deixem suas opiniões.

Ouvir e priorizar esse tipo de interação, além de gerar dados relevantes, mostra que a marca se preocupa e leva em consideração o cliente, gerando uma percepção positiva da marca.

Veja também: Como funciona a experiência de compra no e-commerce.

Coloque-se no lugar do cliente

Já falamos antes a importância de inserir empatia em sua campanha de marketing, afinal, é a partir dela que você terá mais facilidade para conhecer as necessidades do cliente.

Procure trabalhar algumas perguntas como: quais motivos levam as pessoas a comprarem seus produtos? Será que elas estão satisfeitas com o que é oferecido a elas? Como pode ser melhorado? Ser empático pode construir bons relacionamentos entre marca e cliente.

Pronto para colocar essas dicas em prática? Qualquer dúvida é só entrar em contato com nossa equipe! Será um prazer ajudar.