3 dados das suas campanhas on-line que você precisa medir

3 dados das suas campanhas on-line que você precisa medir

Realizar campanhas on-line é sempre um desafio para os profissionais, principalmente porque sabemos que o universo digital possui uma dinâmica completamente diferente do universo off-line. O que queremos dizer é que muitas vezes a reação dos usuários perante campanhas pode ser completamente inusitada, o que torna necessário um monitoramento constante das campanhas para garantir uma mudança de estratégia imediata se for necessário.

Outro ponto que complica a vida de profissionais que trabalham com marketing digital são as métricas. Diferentemente do que acontece no off, mensurar resultados no on-line nem sempre é algo que se pode fazer a partir de conversões, principalmente quando o assunto são as redes sociais.

Então, pensando em facilitar a sua vida, listamos três dados que não podem deixar de ser medidos em campanhas on-line.

Tráfego

Se você direcionou a sua campanha para um site ou uma landing page, que seja, não deixe de mensurar quantas visitas a página recebeu a partir do seu post no Facebook ou anúncio no Google. Isso com certeza é um argumento muito forte. Além disso, acompanhar essa métrica te dá a possibilidade de intensificar o trabalho no canal que você considera mais interessante.

Interações

Antes de pensarmos em analisar as conversões, devemos analisar as interações. O número de pessoas que interage com a sua campanha diz muito sobre como a sua marca é vista na internet. Também vale ressaltar que é na interação que você garante o relacionamento necessário para que o usuário se torne um verdadeiro fã da sua marca e a carregue com ele pelo ambiente digital, fazendo um trabalho de branding sem nem ao menos você pedir.

Finalizações

Depois de mensurar os dados listados acima, daí sim chega a hora de analisar os resultados. A conta é simples: se os dois pontos mencionados anteriormente estiverem bons, possivelmente este último (que são as conversões), também estará. Aqui você precisa analisar os compartilhamentos e as vendas que foram feitas. Se o resultado não for satisfatório, está na hora de rever a sua estratégia.

A sua empresa ainda está desenvolvendo o trabalho de marketing digital sem a ajuda de profissionais que têm experiência no segmento? Não deixe que isso aconteça. Os resultados que você deseja só aparecerão com um trabalho profissional e experiente. Converse conosco.

Por redação Projetual Comunicação.