3 dicas para escrever bem

3 dicas para escrever bem

Se tem uma coisa na qual somos especialistas por aqui, com certeza é produção de conteúdo. E não adianta, quando falamos em produzir conteúdo, estamos necessariamente falando sobre escrever, escrever muito, sem parar e o tempo todo. Cansa? Sim! Principalmente porque a parte do nosso corpo que mais consome energia é o cérebro. Ou seja, quanto mais você o utiliza, mais energia você vai gastar. Perguntem para qualquer especialista e eles te afirmarão o mesmo que nós.

Então, já que você terá de gastar muita energia para escrever, que pelo menos o resultado seja muito bom, não é mesmo? Pensando nisso, hoje daremos algumas dicas especiais para você que está precisando melhorar na escrita. Para isso, conversamos com o nosso coordenador da redação, Igor Francisco, que produz conteúdo por aqui há 3 anos. Acompanhem conosco:

dicas-como-escrever-bem

Foto: reprodução/ Espero Bem que Não

Pare e pense

A primeira dica do nosso coordenador é: pare e pense no que você vai escrever. “Escrita não é uma atividade automática”, afirma Igor. De acordo com ele, escrever precisa de planejamento, tal qual uma campanha publicitária.

Você precisa pensar no seu objetivo e em quais argumentos textuais você utilizará para atingi-lo. Além disso, a estrutura também é fundamental. A forma que apresentará o texto é muito importante, principalmente se levarmos em consideração os diferentes tipos de mídia existentes.

Deixe o seu texto dormir

“Leia amanhã o que você escreveu hoje”, aconselha o redator. Igor destaca que é necessário ter uma segunda visão sobre o texto. Por isso, sempre que possível deixe o texto dormir, descansar, para só depois avalia-lo novamente. “Quando um dia vai embora e você dorme, o seu cérebro estará muito mais descansado e, possivelmente, conseguirá enxergar detalhes no texto que antes não enxergaria”.

Lembre-se sempre de que o leitor não é você

Parece básico, mas muita gente esquece de se lembrar que cada leitor é diferente, ou seja, ninguém possui as mesmas referências, o que exige que o texto seja construído pensando em ser o mais claro possível. “Não podemos subestimar nem superestimar o leitor, porque nós não o conhecemos”, ressalta Igor.

O ideal é que todas as ideias do textos sejam explicadas, sejam esmiuçadas e detalhadas, a fim de se fazer entender – a não ser que o texto seja poesia ou publicitário, porque daí a licença poética entra em jogo, as figuras de linguagem também, e isso garante um outro universo de possibilidades.

Agora convidamos você a conferir o vídeo que nosso Redator, Igor Francisco, preparou para nosso Canal no YouTube sobre Texto Publicitário:

Quer conteúdo de qualidade? Converse com os nossos profissionais. Podemos fazer muito pela sua empresa. =)

Por Redação Projetual

COMPARTILHE: