3 grandes desafios para as mídias sociais em 2015

3 grandes desafios para as mídias sociais em 2015

Se 2014 foi um ano de grandes desafios para os profissionais de mídias sociais, temos que nos preparar, pois 2015 vem com tudo e promete dar trabalho nessa área que exige muito jogo de cintura, criatividade e inovação.

David Berkowitz, CMO da MRY em Nova Iorque, apresentou, em um artigo para o Ad Age, três desafios das mídias sociais para o ano que iniciou. Confira.

Foto: Reprodução/TechieFeast

 

  • Social Media, cada vez mais, significa mídia paga.

Há um tempo, não era preciso se preocupar com compra de mídia ou sobre com isso funcionava, e a postagem de conteúdo era vista apenas como exposição e não como necessidade, o que desvalorizava o trabalho de estrategistas, criativos e criadores de conteúdo. Porém, mesmo assim era possível ter visibilidade sem investimentos.

Hoje, no entanto, as regras estão mudando. A principal rede social, Facebook, tem dificultado o trabalho das empresas e determinado que é preciso pagar para ter visibilidade, mesmo entre os seus seguidores. Outras redes também seguem o rumo e têm cobrado pelo maior alcance.

É com grande velocidade que diminuem as histórias de sucesso em marketing com mídias gratuitas. Mas isso não representa o fim da criatividade e do conteúdo, pois os consumidores estão cada vez mais propensos a compartilhar conteúdo engajador e relevante ao invés de um típico anúncio. É possível comprar visibilidade, mas não engajamento.

 

  • Migração do público para o privado

As mídias sociais crescem desenfreadamente, mas principalmente em meios privados, onde as pessoas interagem com pessoas selecionadas, ao invés de publicar em modo público. Segundo o Global Web Index, em 2014 os apps que mais cresceram foram o Snapchat, Facebook Messenger e o Line, todos serviços de mensagens privadas, os outros dois que aparecem na lista são Instagram e Pinterest.

Esses usuários não querem ser rastreados e anunciantes não podem monitorá-los. À medida que essa prática se expande, ela canibaliza a atividade pública e exige que sejam procurados novos meios para manterá a relevância

 

  • A tendência do C2C (consumer to consumer)

Uma situação que vem afetando diversas marcas é a popularização da compra entre pessoas, e o compartilhamento de serviços e produtos. Diversas empresas já encontram concorrência nesses segmentos, como por exemplo o serviço de compartilhamento de taxis e carros. Tudo isso fará com que as empresas lutem cada vez mais pela relevância entre seu público.

 

Os desafios serão grandes, como sempre têm sido com a evolução da mídias sociais, e a necessidade da criatividade e da inovação se fará cada vez mais presente, então se você quer sua empresa sendo relevante para o seu público e com forte presença nas redes sociais, entre em contato com a Projetual, somos especialistas em gerenciamento de mídias sociais e criação de conteúdo, que são imprescindíveis para qualquer marca, principalmente a sua.

 

Fonte: AdAge

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