3 maneiras de mensurar resultados das campanhas on-line em sua loja física

3 maneiras de mensurar resultados das campanhas on-line em sua loja física

Se você trabalha em agências de publicidade que planejam e executam ações de marketing digital, muito possivelmente já ouviu a seguinte pergunta dos seus clientes: “mas como eu vou saber se o Facebook ou o e-mail marketing estão levando clientes para a minha loja física?”. Ou talvez você mesmo já tenha se perguntado: “como farei para provar para o meu cliente que as ações on-line estão levando clientes para a loja dele?”.

Pensando nessas perguntas é que hoje produzimos este texto. Então, de acordo com os nossos mais de 12 anos de experiência de mercado, listamos para você três dicas práticas e executáveis sobre como mensurar resultados do marketing digital para lojas físicas. Acompanhe conosco.

Cupons on-line

A intenção de uma campanha on-line para empresas que possuem apenas loja física, com certeza é levar clientes até o estabelecimento. No entanto, de que maneira garantir a viabilidade disso? Uma alternativa é criar campanhas com cupons digitais de desconto ou brindes. Não, você não precisa fazer a pessoa imprimir o voucher – até porque isso pode gerar preguiça nos clientes -, mas sim printar no celular, por exemplo. Dessa maneira, quando as pessoas aparecerem na loja com o print, você saberá, mais ou menos, quantas pessoas foram atingidas. Obviamente isso funciona melhor com empresas de pequeno e médio porte, onde o fluxo de clientes é menor.

Pesquisa básica

Apenas uma pergunta já pode te ajudar a mensurar os resultados das campanhas digitais, e é a seguinte: “como você ficou sabendo da nossa loja?”. Perguntar, em alguns casos, realmente não ofende. Então, em caso de novos clientes, que tal descobrir como eles chegaram até a sua empresa. Faça isso durante o período em que a sua campanha estiver no ar, e também depois, assim você poderá ter uma maneira de comparar resultados. Simples, não?

1, 2, 3…testando

Outra maneira de mensurar estes resultados é fazer um período de teste na loja física. Por exemplo: fique um período sem anunciar on-line, em seguida, anuncie, a partir daí faça um comparativo do fluxo de clientes em sua loja, assim você terá uma métrica-base.

Orientações gerais

Claro que nenhum destes métodos conseguirá dar a você números exatos, afinal, o digital é sempre um desafio, principalmente porque cada cliente possui uma especificidade diferente que sempre influenciará no resultado e, além disso, o cliente do seu cliente não é uma máquina que responde de uma mesma maneira aos estímulos externos, ou seja, temos muitas variáveis que influenciam diretamente no resultado.

No entanto, essas nossas dicas já podem ser consideradas um caminho inicial, não é mesmo? Enfim, se você quiser saber um pouco mais sobre marketing digital, conversões e mensuração de resultados, converse conosco, temos experiência o suficiente para indicar o melhor caminho on-line para a sua empresa.

Por redação Projetual.

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