30 anos de Zé Gotinha: forte como nunca.
Em 2016, um grande personagem da cultura brasileira completa 30 anos: o Zé gotinha. Conhecido por diversas gerações, ele apareceu em 1986, criado pelo artista plástico Darlan Rosa, e teve um sucesso rápido nas campanhas nacionais de vacinação do Governo Federal.
O icônico nome foi escolhido através de um concurso do Ministério da Saúde que rodou o Brasil todo e envolveu milhares de crianças. Desde então, permanece firme e forte em campanhas circuladas nos anos 90, 00 e 10.
Um personagem tão importante não poderia ficar estagnado no tempo. Logo, o Ministério sempre tratou de modernizar a mensagem de acordo com os meios e buscou diversos formatos para abordar com eficiência seus públicos, que passaram de apenas crianças para também seus pais, que antes já tinham uma história com a pequena gotinha.
Os dias de hoje
Na campanha atual, Zé Gotinha vem em forma de animação e amparado com diversos elementos gráficos e outros famosos, para dar mais voz ao movimento. Além da campanha principal, um vídeo foi veiculado com a participação do gruo Carreta Furacão, conhecido na internet por um jeito peculiar de fazer entretenimento com suas apresentações de dança e palhaçadas.
Em adição, uma parceria com o Uber, para estimular os pais a levarem seus filhos para a vacinação, também foi realizada e aproximou o Governo do serviço.
Apesar dos 30 anos, o pique do personagem não acaba, e o apelo infantil mantém-se forte graças ao contínuo trabalho de atualização e contextualização. Sem dúvida o Zé Gotinha é mais um personagem que sai da publicidade para tomar lugar na cultura brasileira e no coração de milhares de pessoas.