Em qualquer nicho, é importante saber como atingir seus potenciais clientes para lhes entregar conteúdo de valor. Uma maneira muito comum – e relativamente fácil – de se fazer isso hoje em dia é com anúncios pagos em redes sociais, principalmente o Facebook.

Porém, muitas pessoas se enganam quando pensam que o Facebook Ads entregará resultados expressivos já de partida. É necessário planejamento para que as campanhas nessa plataforma devolvam o resultado esperado diante do investimento.

Leia mais: https://projetual.com.br/conheca-os-erros-no-facebook-ads-que-voce-pode-estar-cometendo/

Aqui temos algumas dicas para quem já está fazendo campanhas e quer melhorar seus resultados.

 

Use as ferramentas de customização de público e lookalike

Mesmo sendo uma ferramenta de fácil acesso na plataforma, poucos conseguem extrair todo o potencial dessas duas opções.

Se você tem uma lista de e-mails, pessoas já engajadas nos seus perfis ou um grande tráfego no seu site, crie uma lista para esse público. Assim você não desperdiçará dinheiro com usuários que já te conhecem e/ou já são seus clientes, além de poder criar novos segmentos de usuários com características semelhantes ao que você já tem na base de dados.

 

Evite pausar campanhas

Quando você interrompe e reinicia uma mesma campanha, você está desperdiçando dinheiro, pois o cálculo do algoritmo do Facebook pode ter mudado entre o momento que você programou a campanha e seu reinício.

 

Espere pelo menos 48 horas antes de otimizar uma campanha

Toda campanha tem um tempo de maturação dentro da plataforma para consolidar seus resultados. Por isso, é importante ter calma na hora de alterar os parâmetros do seu anúncio. Não há uma receita pronta aqui – tudo depende dos objetivos que você tem com a campanha.

Uma dica é focar para que as campanhas apenas “se paguem” até você atingir o público certo, e a partir daí escalar seus anúncios em busca de resultados mais expressivos.

 

Aumente seus investimentos gradualmente

Quando você inicia uma campanha com um budget baixo e ela apresenta resultados acima do esperado, é normal que você sinta o impulso de despejar mais dinheiro na esperança de resultados proporcionalmente maiores.

Entretanto, esse salto desmedido pode inundar sua audiência com seus anúncios, contaminando sua análise de desempenho da campanha e distorcendo resultados.

Prefira aumentar aos poucos seus investimentos, diversificando melhor seus anúncios e focando em pequenos nichos, sempre fazendo muitos testes.

 

Muitos leads e poucas vendas? Reveja a jornada do cliente

Anúncios são apenas o início do processo de venda. Se seus leads não estão sendo convertidos em clientes, você deve revisar a jornada do cliente em busca do ponto onde eles saem do processo.

Leia mais sobre a jornada de compra do cliente.

Testes A/B são a melhor maneira de otimizar a jornada do cliente. Revise o texto dos seus anúncios e comece a dividir seu público para testar alterações, sempre com um elemento por vez para melhor identificar o que dá resultado e o que não altera nada.

Ainda, peça para outros colegas da equipe revisarem-no também; quanto mais pessoas olhando para o mesmo processo, melhor será o resultado do seu replanejamento.