5 fatos sobre os internautas brasileiros
Algumas pesquisas atuais sobre o comportamento dos internautas brasileiros podem ajudar a analisar os rumos que o marketing online está tomando em nosso país. Os altos índices de integração fazem com que as atenções sejam voltadas ao cenário online e mostra porque devemos investir nele. Vamos apresentar cinco fatos que merecem destaque:
1 – O Brasil é um dos líderes no uso de redes sociais
Segundo pesquisa do Net Insight, estudos do IBOPE Media revelaram que, em janeiro de 2013, os internautas brasileiros passavam em média 10 horas e 26 minutos por mês navegando em redes sociais, 13,5% a mais comparado com o mesmo mês ano anterior. No ranking mundial, o país ocupa a quinta posição segundo relatório da agência We Are Social, que indica um número de 3,1 horas por dia em redes sociais. Quem lidera a lista é a Argentina, com 4,3 horas, seguida do México (3,8), Tailândia (3,7) e Emirados Árabes Unidos (3,3).
2 – Os brasileiros usam mais a internet do que qualquer outro povo
Um relatório publicado pela agência We Are Social mostra que o Brasil tem a maior média global de horas da internet, o que significa que o país lidera o uso de internet no mundo, com 6,1 horas diárias. Países como Estados Unidos e China ficaram logo atrás, com 5,2 e 4,5 horas por dia, respectivamente.
3 – A maioria dos brasileiros pesquisa produtos on-line antes de comprá-los off-line
A internet é onde os consumidores mais buscam informações sobre marcas e empresas, principalmente para tirar dúvidas sobre produtos. Segundo dados, 80% dos brasileiros pesquisam e comparam preços na web antes de comprá-los, mesmo que a compra seja realizada em uma loja física.
4 – Um dos três maiores mercados do Facebook no mundo
O Brasil é o terceiro maior mercado do Facebook em número total de usuários, mas quando o assunto é assiduidade, o país passa para o segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
5- Eles passam mais tempo na internet do que assistindo televisão
Segundo pesquisa do jornal O Globo, a televisão continua sendo a mídia preferida pelos brasileiros, escolhida por 76,4% dos entrevistados, seguida da internet, embora o brasileiro com acesso à internet passe mais tempo navegando na web diariamente do que em qualquer outro meio de comunicação. Segundo o estudo, o brasileiro fica em média 3h29 por dia assistindo televisão, contra 3h39 diárias na internet.
Dados como esses mostram que o consumidor está definitivamente migrando para o cenário online, atente-se às estatísticas e não deixe de estar onde seu público alvo está.
Fonte: BrasilLink, IBOPE, O Globo, G1.