A importância da análise SWOT para a comunicação da sua empresa

Já ouviu falar em análise SWOT? Esse é um termo muito usado quando o assunto é marketing. Essa é uma ferramenta poderosa para iniciar um estudo de marca, para entender o mercado em que sua empresa está inserida ou mesmo fazer um planejamento estratégico. A identificação dos problemas internos e externos vão auxiliar na busca das soluções.

Vamos começar explicando a sigla SWOT:

Foto: Reprodução/ Blog Halfen

S – Strenghts, que significa Forças;

W – Weaknesses, que significa Fraquezas;

O – Opportunities, que significa Oportunidades;

T – Threats, que significa Ameaças.

Portanto, esses são os pontos que serão estudados na análise SWOT. Podemos separar Forças e Fraquezas da empresa como uma análise de fatores internos, e Oportunidades e Ameaças, aos fatores externos.

Forças

Quais são os pontos fortes da sua empresa?

Quando listamos nossos pontos fortes, devemos ressaltá-los para que todos na empresa saibam e mantenham esses pontos. Isso inclui os conhecimentos e experiências no mercado, um bom histórico, um serviço inovador, clientes satisfeitos, poder de empréstimo e dívida baixa.

Fraquezas

Quais são seus pontos fracos?

Ao analisar as fraquezas, devemos pensar em maneiras de solucionar ou ao menos amenizar os problemas. Isso inclui má reputação no mercado, uma má localização, produtos ou serviços semelhantes a seus concorrentes, falta de conhecimento no setor.

Oportunidades

Quais são as oportunidades da sua empresa no mercado?

As oportunidades são os fatores internos que poderão influenciar positivamente seu negócio, e que é importante ser monitorado. Estar em um mercado em fase de crescimento, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade, assim como o aumento do poder de compra do seu mercado-alvo

Ameaças

Quais são os fatores que podem ameaçar seu negócio?

As ameaças são identificadas como forças externas que podem prejudicar sua empresa, como a entrada de um novo competidor em sua área, novos produtos ou serviços inovadores ou novas leis e taxas que comprometam seu setor.

É a partir dessa análise que saem os planejamentos estratégicos de comunicação voltados exclusivamente para a empresa. Aqui na Projetual, todos os clientes são analisados com o objetivo de encontrar suas necessidades específicas e assim trabalhar para alcançar a melhor forma de solucionar seus problemas, através de uma comunicação ágil, pró-ativa e impactante.