A importância da Embalagem para o seu negócio!
Além da sua principal função, que é a proteção e conservação do produto, a embalagem é uma das formas mais assertivas para conquistar e fidelizar clientes, afinal, o primeiro contato do consumidor com o produto é através das embalagens.
Quando passamos pelas gôndolas de lojas e supermercados, de forma quase inconsciente, somos seduzidos por embalagens atrativas, bem desenhadas e que se destacam em suas prateleiras.
Mas por que isso acontece e quais os benefícios para o seu negócio?
Confira no post de hoje!
A embalagem melhora a percepção do cliente
A embalagem é o fator decisivo no momento em que o consumidor está prestes a tomar uma decisão de compra. Portanto, uma embalagem com ótimo acabamento e um design atrativo é a melhor forma de atrair esse consumidor.
Traz informação
Um projeto de design bem desenvolvido é essencial para construir uma imagem da marca com o consumidor. Além disso, é importante dar muita atenção à rotulagem, para fornecer todas as informações necessárias ao seu público, garantindo segurança e credibilidade.
Identidade da marca na embalagem
Através de uma embalagem, podemos identificar facilmente se um produto é popular ou premium e, através dessa identificação, é possível determinar quem é o público que vai comprar o seu produto. Assim, reforçamos a importância do design para as embalagens do seu produto, necessário para atrair, conquistar e fidelizar o cliente.
Apresentação e inovação
O professor de marketing Richard J. Semenik explica que “a embalagem de uma marca acrescenta uma dimensão estratégica e pode desempenhar um papel importante na diferenciação. A opção por uma embalagem propicia valores para fabricantes, revendedores e consumidores. Uma vez que ela representa o tamanho, a forma e a aparência final de um produto no ponto de compra, é parte integrante de todo processo de competir efetivamente no mercado”.
A partir disso, entende-se que a embalagem também é uma forma de apresentar um produto, despertando, inicialmente, o interesse do consumidor. Então, uma embalagem bonita, mesmo que de um produto básico, tem mais chance de atrair do que o mesmo produto com uma embalagem mais básica, sem muitos atrativos.
Mais um ponto forte a ser trabalhado são as funcionalidades das embalagens. Hoje temos diversas embalagens extremamente criativas que atraem e surpreendem.
Aliás, inovação é a palavra de destaque. Os consumidores gostam de iniciativas criativas e inovadoras, principalmente visando a sustentabilidade. É sempre uma ótima opção investir em materiais reciclados ou retornáveis, ação que agrega muito valor à marca.
Cuidados logísticos
Importante lembrar que as embalagens também devem ser resistentes, para garantir a integridade dos produtos, e tem que considerar algumas variáveis como o peso, para facilitar o manuseio e transporte.
Aliás, o transporte é outro ponto a ser observado. Por mais que o material da embalagem seja bom e resistente, considere que cargas mais sensíveis também precisam de proteção, como plástico bolha, blocos ou pedaços de isopor, etc.
Dessa forma, você garante a integridade e a apresentação do seu produto até chegar ao cliente.
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Agora que você já entende que uma boa embalagem faz TODA a diferença para as vendas, que tal falar com um especialista no assunto para elaborar uma estratégia forte para a sua marca?
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Fonte: Imagem – Freepik