A sua empresa ainda tem aquela velha opinião formada sobre tudo?

A sua empresa ainda tem aquela velha opinião formada sobre tudo?

O mundo está cara de nova, e isso não é novidade para quem presta atenção ao redor. As regras sociais, como sempre, mudam constantemente. O padrão de comportamento de ontem, definitivamente, não é mais o de hoje. A tecnologia mudou, o mercado mudou, as pessoas mudaram e, consequentemente, a sua empresa, até determinado ponto, precisa mudar.

Não, não estamos falando de mudar o seu negócio, a sua sede ou a sua logo – apesar disso ser necessário em algum momento específico -, estamos falando de mudanças mais amplas e que podem prejudicar o seu faturamento ou manter a sua empresa parada no tempo se não forem observadas. Estamos falando de tendências.

tendencias-mercado-ideologia

Foto: Reprodução/ Porvir

De acordo com o SEBRAE RJ, em um de seus documentos formulados pela Doutora em Sociologia, Suzana Katuta; e pelo Jornalista, Julio Ribeiro, tendência é todo movimento social, espontâneo ou induzido, que aglutina um grupo significativo de pessoas em torno de um comportamento ou características semelhantes, identificáveis numa série de tempo determinada. Ou seja, uma tendência, seja ela de moda, comportamento ou qualquer outra variável, com certeza, pode ser importante para o seu negócio, principalmente porque ela é capaz de unir um grupo significativo de pessoas, e tais pessoas podem ser o seu público-alvo.

Quando uma tendência ideológica, por exemplo, está em ascensão, dependendo do teor dela, possivelmente a sua empresa pode transformá-la em discurso, seja imagético ou textual, a fim de envolver os seus clientes ou, ainda, conquistar novos mercados.

O pensamento sustentável é um exemplo do que pode ser compreendido como uma tendência ideológica que está em pleno desenvolvimento e que já mobilizou um público infinito, talvez por isso muitas empresas estejam se preocupando mais em demonstrar como as suas atividades não impactam negativamente o meio ambiente, não faz sentido?

Felizmente, tendências são dinâmicas e mutáveis, o que garante uma sociedade em constante transformação. No entanto, este dinamismo e mutabilidade também atrapalham a sua empresa na hora de identificar corretamente uma tendência que precise de atenção e que possa ser rentável. Por isso, contar com um trabalho profissional pode ser a solução.

A Projetual Comunicação é uma agência sintonizada com as mudanças globais, a fim de extrair delas as melhores referências, oportunidades e soluções para a sua empresa. Acompanhar o movimento das tendências e do mercado faz parte do nosso dia a dia. Converse conosco e nos deixe analisar todas as possibilidades que o mercado pode oferecer para a sua empresa, mas que talvez você ainda não tenha identificado. É sempre um prazer recebê-lo.

Por Redação Projetual

COMPARTILHE: