Ações que podem prejudicar o seu Marketing Digital
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Sem dúvidas, vale a pena trazer à tona novamente o tema Marketing Digital. Afinal, ele é um campo da comunicação capaz de conectar uma empresa ao seu público-alvo, ajudar no processo de fidelização e contribuir com o aumento de autoridade de uma marca.
Entretanto, essa é uma área que passa por constantes mudanças e, para desempenhar uma estratégia eficaz, é necessário estar a par das evoluções do mercado e do cenário virtual para não cometer erros que podem comprometer os resultados e a reputação institucional.
Por isso, se você quer potencializar o seu Marketing Digital e deseja conhecer os pontos que podem impactar de forma negativa as estratégias do seu negócio, então, acompanhe o artigo desta semana. Boa leitura!
Por que investir em Marketing Digital?
De fato, a internet já faz parte da nossa vida. Ela está presente em, praticamente, todas as tarefas do nosso dia a dia.
E é para aproveitar essa demanda do mercado e tornar as ações mais assertivas no ambiente on-line que surge o Marketing Digital. Além disso, ele é capaz de trazer as seguintes vantagens:
- Conectar uma marca com seus clientes e potenciais compradores;
- Pode gerar oportunidades promissoras;
- Oferece recursos para alavancar o retorno de campanhas publicitárias;
- Ajuda a identificar o perfil e comportamento do consumidor;
- Aprimora a presença on-line de uma empresa;
- Traz agilidade para a trajetória de compra;
- Permite o monitoramento dos resultados de cada estratégia de comunicação e divulgação.
Em síntese, uma estratégia de Marketing Digital bem-estruturada é essencial para as empresas que têm a pretensão de se destacar no cenário on-line e querem aumentar a sua credibilidade perante o mercado e os clientes.
Marketing Digital: quais erros devem ser evitados?
A seguir, confira o que pode prejudicar a estrutura e o poder de alcance de uma estratégia de Marketing Digital. Abaixo, estão listados fatores que merecem atenção, pois podem comprometer a imagem da empresa e, como consequência, fazer o cliente perder o interesse pela compra.
1. Não definir a persona e o público-alvo do Marketing Digital
Em primeiro lugar, é necessário explicar as diferenças entre persona e público-alvo. A persona se refere ao cliente ideal, são perfis fictícios criados para fazer a personificação do cliente com maior tendência para criar conexão com os produtos e serviços de uma empresa.
Já o termo público-alvo é mais amplo e não engloba detalhes mais profundos como os desejos, os medos, as ambições e as subjetividades. Pelo contrário, faz uma análise geral do grupo de pessoas com interesse em determinada marca; tem foco em informações demográficas como idade, gênero, classe social, localidade, entre outros dados.
Porém, ambos têm a missão de trazer informações que enriquecem a estratégia de marketing. Por essa razão, um planejamento que não tem como base dados concretos sobre o cliente e potencial comprador corre o risco de desperdiçar tempo, recursos financeiros e, principalmente, de não conseguir alcançar os resultados esperados.
2. Esquecer de fazer um planejamento estratégico
É o planejamento estratégico que vai nortear todas as etapas de uma estratégia de Marketing Digital. Aliás, é ele que traz dados importantes sobre os estágios de cada ação.
Por exemplo, reservar um espaço para falar sobre a área de atuação da marca, as métricas de performance ideais para o monitoramento de cada ação, os detalhes sobre a equipe responsável por cada tarefa e as metas que devem ser alcançadas no final de cada campanha pode facilitar o trabalho da equipe de marketing.
Por fim, para direcionar a estratégia da melhor maneira é essencial fazer um planejamento das atividades que serão necessárias para atingir os objetivos mercadológicos e de comunicação da empresa. Além do mais, essa iniciativa vai tornar a produção de conteúdo mais assertiva.
3. Não estabelecer metas
Com toda a certeza, a marca que decide investir em Marketing Digital tem o objetivo de aprimorar algum ponto da sua atuação empresarial ou posicionamento virtual.
Desse modo, para ajudar uma empresa a ter mais credibilidade e destaque no ambiente virtual, uma boa estratégia deve, além de definir os objetivos gerais, deve detalhar as metas de cada campanha.
Ou seja, para não errar na hora de criar o seu Marketing Digital a recomendação é estabelecer metas precisas e realistas, tais como: o tráfego orgânico das páginas da empresa deve aumentar em 30%, a taxa de conversão deve chegar a 10% ou o número de clientes fidelizados deve dobrar em um ano.
4. Não usar métricas de performance
Outro descuido que pode impactar de forma negativa a sua estratégia de Marketing Digital é esquecer das métricas de monitoramento.
Além de organizar o processo, as métricas de performance são fundamentais para saber o grau de eficácia e o resultado de cada etapa. Isto é, sem essas métricas é impossível saber se o conteúdo de marketing traz as informações que o público deseja encontrar ou se o material precisa de ajustes ou complementos.
Conclusão
Você quer aprimorar o posicionamento digital da sua empresa? Tem o objetivo de aproveitar as oportunidades de negócio que a internet oferece? Então, entre em contato com a nossa equipe de marketing e agende a sua consultoria.
Não perca tempo! Invista no seu sucesso e aprimore a sua forma de vender e de se conectar a novos públicos.
Fonte: Imagem – www.pexels.com