Afinal, como o marketing digital pode aumentar minhas vendas?
Os investimentos em marketing digital deixaram de ser uma opção. Hoje, se você quer que a sua empresa cresça e aumente sua lucratividade, é preciso estar presente nos meios digitais.
Antes de investir, você deve se perguntar: “como o marketing digital pode aumentar minhas vendas?” No artigo de hoje, responderemos a essa questão e ajudaremos a entender um pouco mais sobre como o marketing digital pode impactar positivamente o seu negócio. Acompanhe:
As maiores vantagens do marketing digital
O marketing digital possui muitas vantagens, principalmente se o compararmos com o modelo tradicional e offline de se fazer comunicação. Confira as principais delas:
1. Ações extremamente mensuráveis
A primeira vantagem do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados das ações que estão sendo realizadas. Hoje, se você possui uma ação de marketing digital em prática, é possível que você descubra de onde cada cliente está vindo, como eles chegaram até a sua empresa, entre outros dados.
Tudo isso pode te ajudar a otimizar os investimentos, e encaixar os esforços nas ações que realmente estão trazendo resultados para a sua empresa.
2. Possui baixo custo
Se comparado aos modelos tradicionais de marketing, o marketing digital possui um baixo custo. Esse número pode inclusive melhorar se você fizer uma boa mensuração de resultados.
Como mencionamos, o marketing digital permite a reestruturação das ações conforme necessário, objetivando a otimização dos esforços de comunicação. Isso fará com que os seus investimentos deem cada vez mais resultado, aumentando a sua lucratividade.
3. Permite grande segmentação
A segmentação também é uma característica forte do marketing digital. Ela permite que você escolha características específicas sobre o seu possível cliente (como região onde mora, idade, sexo, onde trabalha, que tipo de profissão possui, interesses etc.).
Tudo isso ajuda a otimizar os investimentos: ao contrário das ações de marketing tradicional, o marketing digital permite que você foque exatamente um grupo de pessoas de seu interesse. Isso aumenta o retorno sobre investimento, uma vez que você consegue se concentrar no público certo.
Por que contratar uma agência especializada
Na hora de realizar investimentos em marketing digital, é preciso considerar a contratação de uma agência especializada.
O apoio de uma empresa terceirizada te ajudará a elaborar estratégias cada vez mais focadas no seu negócio e no seu mercado de atuação, considerando todas as especificidades desse universo.
A agência especializada possui expertise de mercado capaz de entender qual é a real necessidade da sua empresa e sabe como estruturar ações que realmente trarão os resultados esperados.
Junto a isso, também encontramos a capacidade de mensurar e analisar os dados sem uma visão parcial do negócio: eles terão expertise suficiente para entender e cruzar dados que mostram o desempenho do seu negócio, sempre focando as métricas certas.
Como o marketing digital pode aumentar minhas vendas
Falaremos agora sobre a questão prática: como as estratégias digitais podem aumentar as vendas da sua empresa? Explicaremos alguns pontos fundamentais que transformarão a sua estratégia em um sucesso:
1. O funil permite que você conheça melhor os seus clientes
Uma das grandes vantagens do marketing digital para o aumento das vendas da sua empresa é aprender a usar o funil de vendas para conhecer melhor os seus clientes.
Nesse processo, você coletará cada vez mais informações sobre os seus clientes, seus hábitos de compra e suas preferências. Essas informações são valiosas para que a sua empresa consiga estruturar uma estratégia com foco nas necessidades reais do seu público.
2. Reduz as objeções de compra
Outro benefício que vem junto ao marketing digital é a redução das objeções de compra. Ela pode acontecer de várias formas: conhecendo melhor os seus clientes por meio do funil, por exemplo, te ajudará a descobrir quais são as maiores dificuldades que seu público enfrenta no momento da tomada de decisão de compra, entendendo a fundo as objeções mais comuns.
Uma outra forma de analisar isso é, por exemplo, em uma loja online, descobrir por que existem tantos abandonos de carrinho: a análise te ajudará a entender onde está o problema e o que está fazendo com que as pessoas não concluam as compras no seu e-commerce.
Conhecendo as objeções de compra mais comuns dos seus potenciais clientes, você terá em mãos informações suficientes para trabalhá-las antes mesmo do momento de venda, deixando seus prospects mais preparados para a compra durante as etapas anteriores do funil de vendas.
3. Permite que você esteja no local certo e na hora certa
O marketing digital permite uma segmentação de público incrível. Com ele, você conseguirá estar junto ao potencial cliente certo, uma vez que poderá decidir exatamente quem receberá seus esforços de comunicação.
Essa possibilidade de segmentação também ajudará sua empresa a estar no local certo, na hora certa e utilizando a linguagem adequada para falar direto com o seu público ideal.
Essa comunicação bem estruturada pode facilitar o processo de compra do seu público, uma vez que ele será impactado pelos seus esforços de comunicação no momento certo. Como consequência, claro, acontece o aumento das vendas.
4. Melhora o seu relacionamento com os seus clientes
Por último, mas não menos importante, encontramos a melhora do relacionamento da sua empresa com seus prospects. Essa melhora do relacionamento pode aumentar as vendas da sua empresa de diversas formas:
Aumento da fidelização dos clientes
É quando você consegue aumentar a frequência de compra de um mesmo cliente. Se considerarmos o custo de aquisição de clientes (quanto cada novo cliente custou para a sua empresa), entenderemos que, quanto maior o número de compras recorrentes, mais rápido o cliente começará a dar lucro real para o seu negócio.
Número de indicações
Quando a sua empresa possui um bom relacionamento com seus clientes, é comum que eles se tornem pessoas “apaixonadas” pela sua marca, pelo cuidado e atenção recebidos. Isso fará com que eles indiquem a sua empresa para amigos e familiares, aumentando também o número de vendas.
Esse relacionamento com o cliente pode acontecer por meio de estratégias de automação de marketing e redes sociais, por exemplo.
O marketing digital ajudará a sua empresa de diversas formas, e todas elas levam ao aumento dos lucros do seu negócio! Caso tenha alguma dúvida, pergunte para a gente!
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