Todos sabemos que as redes sociais atualmente são como uma extensão da vida das pessoas. Para empresas, elas se tornaram essenciais, como canal de vendas, relacionamento, comunicação. Mas quais são as redes sociais mais relevantes para os brasileiros atualmente?

Hoje, vamos responder a esta pergunta. Com informações do relatório #Digital2020, entenderemos a partir dos dados mais recentes quantos são e quem são os usuários brasileiros, e como eles utilizam as redes. Mais importante ainda, vamos entender também a relevância dos anúncios atualmente.

 

Como brasileiros estão usando a internet

Atualmente, 97% dos quase 212 milhões de brasileiros possuem acesso móvel à internet através dos smartphones. No país, temos 150.4 milhões de pessoas conectadas à banda larga, com internet residencial, o que equivale a 71% da população total – um número pequeno comparado a países desenvolvidos. A verdade é que os smartphones estão mais presentes nos lares do que os computadores: 94% contra 73%.

As redes sociais são simplesmente parte da rotina dos brasileiros. Segundo o #Digital2020, são 140 milhões conectados à alguma rede, o que equivale a 66% da população. Entre 2019 e 2020, o crescimento de usuários foi de 11 milhões, o equivalente a 8,2%.

9 horas e 17 minutos é a média de uso diário de internet no Brasil. Desse tempo, nada menos que 3 horas e 31 minutos são investidos nas redes sociais mais relevantes – a TV está apenas um pouco a frente, com uma média diária superior em 20 minutos.

Cada vez mais associadas ao mobile, as redes sociais são acessadas via smartphones por 99% dos usuários no Brasil. Em média, cada pessoa no país tem nada menos 9 perfis em redes sociais. A pesquisa considerou até 16 plataformas.

 

As redes sociais mais relevantes

Em número de usuários, as principais por aqui são: Youtube, Facebook, Whatsapp, Instagram, Messenger, Pinterest e LinkedIn.

O Facebook continua sendo uma das redes mais relevantes e de maior sucesso para a publicidade no Brasil. São 120 milhões de usuários, sendo que 98,4% deles acessam por seus celulares. Um dado muito interessante é que, entre toda a população do país acima dos 13 anos de idade, 69% foi impactada por algum anúncio do Facebook. Em média, cada usuário clicou em 16 anúncios nos últimos 30 dias.

Já o Instagram, que geralmente compete com o Facebook em número de engajamentos, atualmente conta com aproximadamente 77 milhões de usuários no Brasil. O alcance dos anúncios também é alto por aqui, já que 44% da população brasileira acima dos 13 anos é atingida por alguma publicidade do Instagram. O interesse é que 59,2% das interações com anúncios na rede vem do público feminino.

O LinkedIn, considerado mais “profissional”, também é uma das redes sociais mais relevantes: são 39 milhões de usuários, bem distribuídos entre homens e mulheres. A publicidade no LinkedIn chega para aproximadamente 25% das pessoas com mais de 13 anos. Um hábito entre brasileiros conectados é especificamente importante para o LinkedIn: 51% dos usuários diz utilizar suas redes sociais para trabalho.

Uma rede social já consolidada entre os mais jovens, o Twitter, atualmente acumula 12,15 milhões de usuários no Brasil. Aproximadamente 7% da população do país é impactada por publicidade no Twitter, sendo que o público masculino é responsável por 62,9% das interações com anúncios na rede.

 

Sua marca precisa estar onde o consumidor está

Atualmente, já entendemos que as redes sociais são canais essenciais para posicionamento das marcas – não apenas para comunicação, mas para fortalecer sua imagem perante o público através de ações, engajamentos, campanhas. Os consumidores são cada vez digitais, e as marcas precisam coexistir neste ambiente.

Como vimos nos dados apresentados acima, uma parcela significativa da população é impactada por anúncios nas redes. Numa realidade competitiva neste nível, como se destacar?00

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