Barbie: lições de marketing que podemos aprender com a boneca mais famosa do mundo
O novo filme da Barbie, lançado no Brasil em 20 de julho, arrastou multidões até às salas de cinema. Para se ter ideia, segundo a Warner Bros, o filme é a maior estreia do ano nos Estados Unidos e Canadá e arrecadou, aproximadamente, US$ 155 milhões somente no primeiro final de semana de exibição.
Definitivamente, a Barbie é o assunto do momento. Inclusive, é possível sentir reflexos dessa influência no perfil do consumo, no vestuário e na rotina dos telespectadores do mundo todo.
Mas, o que está por trás de todo esse sucesso? Quais estratégias de marketing fazem parte do processo de divulgação do filme? Acompanhe o artigo desta semana e saiba mais sobre a campanha de marketing que transformou o filme “Barbie” em um verdadeiro fenômeno. Não perca!
Barbie: ações de marketing que alavancaram o sucesso do filme
A seguir, conheça algumas ações de marketing que contribuíram para o sucesso de público e de crítica do filme Barbie. Inclusive, são iniciativas que você pode incorporar ao seu planejamento para ganhar destaque em sua área de atuação e aumentar o percentual de vendas.
Experiência interativa e instagramável
De fato, aqui no Brasil, a campanha de marketing do filme “Barbie” não seguiu uma única vertente. Pelo contrário, apostou em diferentes propostas, em especial, nos conteúdos interativos e com forte apelo visual.
Por exemplo, em São Paulo, um vagão inteiro foi customizado com a cor rosa e nos principais cinemas do país foram instalados espaços instagramáveis que fortaleceram, ainda mais, a conexão do público com o filme e os produtos personalizados.
Tendência Barbiecore
Coleções de roupas e acessórios, centenas de produtos licenciados lançados nas últimas semanas consolidaram ainda mais a imagem da boneca mais conhecida do mundo. Essa nova tendência é chamada de Barbiecore e, em resumo, é a soberania da cor rosa – figurinos e decorações inspirados no universo e nos looks da Barbie.
De maneira geral, é uma estratégia que faz o reconhecimento da “marca” pela cor; ação usada desde o lançamento oficial, em 1959.
Gatilho de curiosidade
Como sabemos, os gatilhos mentais são utilizados com muita frequência nas campanhas de marketing e de vendas. Afinal de contas, são mecanismos poderosos para influenciar a decisão de compra do público.
Esse foi, justamente, um dos artifícios usados no período que antecedeu as gravações do filme: o gatilho da curiosidade. Isso porque muito antes do início das filmagens, a cinebiografia já era notícia e ocupava lugar de destaque nas redes sociais por causa das especulações acerca dos atores que fariam parte do elenco. Ou seja, essa iniciativa de mexer com a curiosidade dos fãs foi determinante para trazer publicidade espontânea.
Parcerias
Por fim, outra ação de marketing decisiva para a fase de lançamento do filme foi estabelecer parcerias com marcas consagradas, tais como: Burger King, Forever 21, XboX, Airbnb, entre outras.
Sem dúvidas, essa iniciativa aumentou a visibilidade, o poder de alcance e permitiu que as campanhas de marketing chegassem a novos públicos. em outras palavras, foi um ótimo recurso para fazer a projeção do filme em diferentes cenários e lugares.
Conclusão
Com toda a certeza, um marketing bem-estruturado é capaz de trazer inúmeros benefícios para empresas de diferentes segmentos. Além disso, pode consolidar uma marca no mercado e aumentar a percepção de valor.
Entretanto, para que isso aconteça, é fundamental ter um posicionamento assertivo. Mas, se você não sabe por onde começar ou se quer revisar as campanhas atuais da sua empresa, entre em contato com a Projetual e agende uma consultoria. Nosso time é formado por especialistas e pode dar todo o suporte que você necessita.
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