Brand Safety: por que sua empresa precisa saber sobre

Brand Safety: por que sua empresa precisa saber sobre

Você já percebeu que a internet não é “terra sem lei”, mas um lugar onde as coisas precisam ser ditas com cuidado, certo? Ok, este é o primeiro passo para começarmos a falar sobre brand safety (segurança da marca, em tradução livre).

Quando uma empresa vai produzir algum conteúdo, geralmente ela já tem definido uma abordagem a seguir: a forma que falará com seu público, quais tipos de temas abordará, o que ela vai evitar.

Esses direcionamentos geralmente acompanham a marca em diversas campanhas, e servem principalmente para empresas que estão presentes em segmentos “delicados” ou que estejam prestes a criar algum conteúdo que aborde um tema mais delicado – política, gênero, doenças, etc. Às vezes, é impossível evitar tocar em algum assunto parecido, mesmo que indiretamente, dependendo do que a empresa precisa divulgar no momento.

Tudo isso que falamos acima tem a ver com brand safety, medidas que impedem crises de RP e geração de imagem negativa. Hoje, com a ajuda do que já disse Felix Hansen, da comScore, falaremos como preparar o brand safety da sua própria empresa.

Definições iniciais

O primeiro passo é definir o que não é seguro abordar na criação de conteúdo e campanhas da marca. Olhando para o segmento em que a empresa está inserida, bem como a persona da marca, é possível criar noções do que é ideal evitar na hora de produzir qualquer coisa. Geralmente, essas coisas são bem intuitivas: é ideal evitar qualquer conteúdo que possua chances de gerar repercussões negativas diretas.

No entanto, mesmo que pareça óbvio, cada campanha ou anúncio e marca tem relações relativas. Em outras palavras, enquanto um conteúdo pode ser adequado para uma coisa, pode ser terrível para outra.

Falar, por exemplo, sobre o trânsito de carros nas rodovias durante os feriados pode ser bastante conveniente para uma empresa que trabalha com serviços mecânicos, e até uma oportunidade para vender serviços, mas não é uma boa ideia para anunciar pacotes de férias em hotéis.

Uma dica extra que vale a pena: cuidado com as fontes e tenha um olho aguçado para as fake news. Infelizmente, as notícias falsas são uma tendência atual que podem gerar grandes consequências. Atualmente, ter cuidado com elas é bastante importante na criação de conteúdo.

Brand Safety - Projetual

Reprodução / Medium.

Equilíbrio entre alcance e precisão e comunicação interna

Ficar muito preocupado com o brand safety, evitando ao máximo qualquer risco de consequência, pode tirar oportunidades da empresa e limitar o alcance de uma campanha. Por isso, o ideal é prezar pelo equilíbrio: criar um material que seja eficaz no alcance ao público e na mensagem, ao mesmo tempo que é inteligente para evitar controvérsias.

Casos ruins que ferem o brand safety e geram pequenas crises geralmente têm a ver com falta de cautela, ou seja, não prever possíveis consequências ruins.

Para ter um bom equilíbrio entre as possibilidades do conteúdo e o resultado, uma boa comunicação interna ajuda. Isso porque a área de relação públicas, especializada em gerenciar crises de imagem, poderá aconselhar a criação de conteúdo sobre como evitar repercussões negativas.

Monitoramento e atenção: além do Brand Safety

A questão do brand safety é bastante importante nas estratégias de marketing, mas não precisa ser a peça central de toda criação. Junto a ele, precisam existir estratégias de monitoramento, ferramentas de visibilidade de conteúdo e controle de tráfego. Tudo isso em conjunto fará com que a estratégia de brand safety possa ser eficaz, sem prejudicar as outras estratégias desnecessariamente, nem ser um “esforço desnecessário”.

O principal é ter ideia se o conteúdo está, de fato, atingindo o público-alvo. Afinal, o brand safety deverá ser direcionado principalmente a este público. Se o conteúdo não estiver atingindo, então, algo na estratégia precisa mudar, e não necessariamente o brand safety.

Portanto, é preciso criar uma espécie de gerenciamento de conteúdo, que vai desde a concepção do mesmo até a recepção do público. O primeiro passo é atingir o público certo, depois é que se pode falar em mensuramento das estratégias.

Continue se informando

Esses são apenas uns pontos iniciais para entendermos como funciona o brand safety. No texto da comScore você pode conhecer algumas noções mais complexas, que geralmente funcionam de forma bastante ativa em empresas maiores, com grande monitoramento e controle do seu conteúdo.

Esperamos ter ajudado você a compreender um pouco melhor como funciona manter uma boa presença online. No caso de qualquer dúvida, ou, caso você queira um atendimento personalizado, não exite em conversar com a gente. Estamos dispostos a fazer sua marca crescer! 😉

Até a próxima!


Por redação Projetual.