Brasileiros disparam no uso do Snapchat e Instagram

Brasileiros disparam no uso do Snapchat e Instagram

Com o acesso aos bastidores e também por causa da instantaneidade que a internet traz ao público, a popularidade do Instagram e do Snapchat está cada vez mais latente, principalmente nos últimos dois anos. De acordo com um novo estudo global do Connected Life, da Kantar TNS, 38% dos internautas da América Latina usam o Snapchat, número que mais que triplicou desde 2014, quando o estudo registrava 12%.

Já o Instagram, atualmente 62% dos usuários na América Latina afirmaram que o utilizam, enquanto em 2014 esse número era de 36%. No entanto, quando o assunto é o internauta brasileiro, o uso dessas plataformas é ainda maior do que a média global.

Em 2015, por exemplo, 55% dos brasileiros entrevistados usavam o Instagram e 23% estavam no Snapchat, números que agora são 75% e 57%, respectivamente. De acordo com a análise, o Brasil foi considerado um país muito social e com grande penetração de smartphones, variáveis que contribuem para uma média mais expressiva.

Para a nossa surpresa

O Instagram e outros aplicativos tido como “dos jovens” já estão se tornando território também dos “não tão jovens”. Ainda de acordo com a pesquisa, uma faixa etária mais velha tem ganhado espaço: um em cada cinco usuários de internet entre os 55 e 65 anos estão usando o Instagram, um salto de 47% em relação a 2015 – eles também estão no Snapchat. Por lá, cerca de 9% dos usuários possui entre 55 e 65 anos – em 2015 essa faixa etária representava 3%.

Sobre o estudo

O Connected Life é um estudo global que analisa as atitudes e comportamentos de mais de 70 mil usuários de internet em 57 países, sendo 1.022 no Brasil. Os dados apresentados nessa matéria foram coletados em todos os mercados entre os meses de junho e setembro de 2016. A medição de uso de Instagram e Snapchat considera a declaração dos usuários sobre o seu uso (diário, semanal, mensal ou em menor frequência que isso).

Por redação Projetual Comunicação.

COMPARTILHE: