Briefing: por que ele é importante para a sua estratégia de marketing?

<strong>Briefing: por que ele é importante para a sua estratégia de marketing?</strong>

Você que atua na área de marketing ou que já teve contato com uma campanha ou estratégia dessa área, com certeza, já escutou em algum momento a palavra “briefing”. Afinal, esse conceito serve como um planejamento, que traz o passo a passo para a execução de um projeto.

Em outras palavras, o briefing define quais etapas devem ser cumpridas para atingir o objetivo proposto pelo cliente.

Acompanhe o artigo desta semana e saiba mais detalhes sobre o briefing e entenda como ele pode trazer mais assertividade para as estratégias de marketing da sua empresa. Não perca!

O que é briefing?

Via de regra, o briefing é uma espécie de documento que serve como guia para o desenvolvimento de um projeto ou campanha de marketing. Quer dizer, traz uma série de informações sobre o perfil do cliente e a área de atuação. Além disso, traz observações sobre as preferências e as necessidades do público-alvo e os objetivos que devem ser conquistados após o final do projeto.

Em síntese, serve para unificar o trabalho das equipes. Uma vez que direciona as tarefas e os planos de ação que englobam a campanha de marketing como um todo. Isto é, ele faz uma descrição do trabalho que deve ser realizado.

Vale lembrar que o briefing deve ser direto e objetivo. Ou seja, deve apresentar as informações de maneira organização e sucinta. Desse modo, a consulta para facilitar as atividades e tomadas de decisão fica mais ágil.

Como o briefing pode contribuir com a área de marketing?

Além de direcionar, o briefing traz outras vantagens. A seguir, conheça os principais benefícios e saiba como aplicá-los na estratégia da sua empresa.

Organização

De fato, uma das maiores contribuições do briefing é organizar os dados coletados nas pesquisas e facilitar a execução do projeto. Logo, ele reúne as informações mais importantes sobre o produto ou serviço do cliente, o que é uma vantagem na hora de desenvolver o conteúdo textual ou definir a campanha de marketing.

Direcionamento

Ele direciona a estratégia para os objetivos e necessidades reais do cliente (empresa). Ainda mais, permite que os profissionais de marketing tenham em mãos dados que possam potencializar as campanhas digitais e a produção de conteúdo.

Melhor desempenho

Ao consultar o briefing e ter acesso a dados sobre a história, a missão e os valores do cliente, a equipe de marketing consegue captar a essência da marca e é capaz de entregar uma ação com mais precisão e qualidade. Como resultado, diminui a taxa de retrabalho e aumenta a produtividade da equipe e o encantamento da empresa contratante.

Assertividade

Com a elaboração do briefing, o trabalho fica mais conciso, organizado e assertivo. Isso porque ele disponibiliza para consulta informações sobre o cliente, o mercado de atuação, o público-alvo e os objetivos da ação de marketing. Logo, é possível ter mais assertividade para tomar as decisões e, como consequência, alcançar os resultados delimitados no projeto.

Como montar um briefing infalível?

Abaixo, saiba o que não pode faltar em um briefing. São pontos fundamentais para o planejamento de marketing e de publicidade.

1. Informações sobre o cliente

É essencial reunir dados sobre o histórico e situação atual do cliente. Por exemplo, cases de sucesso, posicionamento da marca, faturamento, políticas internas e externa e o potencial de crescimento.

2. Informações sobre o produto ou serviço que é foco da campanha de marketing

Inserir anotações sobre os diferenciais do produto ou serviço, o processo de produção e funcionamento, o custo, a forma de distribuição e a aceitação do mercado tornam o briefing mais eficaz.

3. Dados sobre o público-alvo

Sem dúvidas, é indispensável deixar à disposição da equipe de marketing e publicidade dados sobre o perfil de consumo, a faixa etária, renda, escolaridade e profissão do público-alvo. Assim, o projeto tem mais chances de atingir os objetivos de clientes e dos profissionais de criação.

4. Dados sobre a área de atuação

Em um briefing bem-estruturado, não pode ficar de fora informações sobre o cenário econômico e o nicho de atuação do cliente. Ou seja, é essencial falar sobre o poder de influência da marca, a evolução do nicho nos últimos anos, se existe sazonalidade, entre outros fatores.

5. Análise dos concorrentes

Outro ponto relevante do briefing é a análise da concorrência. Em geral, essa avaliação engloba: identificação dos concorrentes diretos e indiretos, os preços adotados pela concorrência e as estratégias de marketing usadas pelas empresas do ramo.

6. Lista dos objetivos

Como sabemos, a área de marketing é muito abrangente. Por isso, é crucial listar quais são os objetivos de cada campanha, estratégia ou projeto e deixar claro para a equipe qual linha será foco do trabalho, por exemplo, se é aumentar o nível de autoridade da marca, fazer um lançamento ou intensificar as vendas.

7. Definição de orçamento e cronograma de cada etapa

Por fim, o orçamento e o prazo máximo de entrega para cada etapa também devem estar no briefing. Isto é, a verba disponível para o desenvolvimento do projeto, quanto aporte financeiro está liberado para cada ação, o prazo para entrega da campanha, as atividades com prioridade na entrega e a duração de cada tarefa devem ficar acessíveis para toda a equipe.

Conclusão

Quer idealizar algum projeto ou deseja tirar uma ideia do papel? Então, entre em contato com a equipe de especialistas da Projetual e potencialize a credibilidade e o posicionamento da sua empresa.

Não perca tempo! Acredite no seu sucesso!

Fonte: Imagem – www.freepik.com

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