Briefing: por que ele é importante para a sua estratégia de marketing?
Você que atua na área de marketing ou que já teve contato com uma campanha ou estratégia dessa área, com certeza, já escutou em algum momento a palavra “briefing”. Afinal, esse conceito serve como um planejamento, que traz o passo a passo para a execução de um projeto.
Em outras palavras, o briefing define quais etapas devem ser cumpridas para atingir o objetivo proposto pelo cliente.
Acompanhe o artigo desta semana e saiba mais detalhes sobre o briefing e entenda como ele pode trazer mais assertividade para as estratégias de marketing da sua empresa. Não perca!
O que é briefing?
Via de regra, o briefing é uma espécie de documento que serve como guia para o desenvolvimento de um projeto ou campanha de marketing. Quer dizer, traz uma série de informações sobre o perfil do cliente e a área de atuação. Além disso, traz observações sobre as preferências e as necessidades do público-alvo e os objetivos que devem ser conquistados após o final do projeto.
Em síntese, serve para unificar o trabalho das equipes. Uma vez que direciona as tarefas e os planos de ação que englobam a campanha de marketing como um todo. Isto é, ele faz uma descrição do trabalho que deve ser realizado.
Vale lembrar que o briefing deve ser direto e objetivo. Ou seja, deve apresentar as informações de maneira organização e sucinta. Desse modo, a consulta para facilitar as atividades e tomadas de decisão fica mais ágil.
Como o briefing pode contribuir com a área de marketing?
Além de direcionar, o briefing traz outras vantagens. A seguir, conheça os principais benefícios e saiba como aplicá-los na estratégia da sua empresa.
Organização
De fato, uma das maiores contribuições do briefing é organizar os dados coletados nas pesquisas e facilitar a execução do projeto. Logo, ele reúne as informações mais importantes sobre o produto ou serviço do cliente, o que é uma vantagem na hora de desenvolver o conteúdo textual ou definir a campanha de marketing.
Direcionamento
Ele direciona a estratégia para os objetivos e necessidades reais do cliente (empresa). Ainda mais, permite que os profissionais de marketing tenham em mãos dados que possam potencializar as campanhas digitais e a produção de conteúdo.
Melhor desempenho
Ao consultar o briefing e ter acesso a dados sobre a história, a missão e os valores do cliente, a equipe de marketing consegue captar a essência da marca e é capaz de entregar uma ação com mais precisão e qualidade. Como resultado, diminui a taxa de retrabalho e aumenta a produtividade da equipe e o encantamento da empresa contratante.
Assertividade
Com a elaboração do briefing, o trabalho fica mais conciso, organizado e assertivo. Isso porque ele disponibiliza para consulta informações sobre o cliente, o mercado de atuação, o público-alvo e os objetivos da ação de marketing. Logo, é possível ter mais assertividade para tomar as decisões e, como consequência, alcançar os resultados delimitados no projeto.
Como montar um briefing infalível?
Abaixo, saiba o que não pode faltar em um briefing. São pontos fundamentais para o planejamento de marketing e de publicidade.
1. Informações sobre o cliente
É essencial reunir dados sobre o histórico e situação atual do cliente. Por exemplo, cases de sucesso, posicionamento da marca, faturamento, políticas internas e externa e o potencial de crescimento.
2. Informações sobre o produto ou serviço que é foco da campanha de marketing
Inserir anotações sobre os diferenciais do produto ou serviço, o processo de produção e funcionamento, o custo, a forma de distribuição e a aceitação do mercado tornam o briefing mais eficaz.
3. Dados sobre o público-alvo
Sem dúvidas, é indispensável deixar à disposição da equipe de marketing e publicidade dados sobre o perfil de consumo, a faixa etária, renda, escolaridade e profissão do público-alvo. Assim, o projeto tem mais chances de atingir os objetivos de clientes e dos profissionais de criação.
4. Dados sobre a área de atuação
Em um briefing bem-estruturado, não pode ficar de fora informações sobre o cenário econômico e o nicho de atuação do cliente. Ou seja, é essencial falar sobre o poder de influência da marca, a evolução do nicho nos últimos anos, se existe sazonalidade, entre outros fatores.
5. Análise dos concorrentes
Outro ponto relevante do briefing é a análise da concorrência. Em geral, essa avaliação engloba: identificação dos concorrentes diretos e indiretos, os preços adotados pela concorrência e as estratégias de marketing usadas pelas empresas do ramo.
6. Lista dos objetivos
Como sabemos, a área de marketing é muito abrangente. Por isso, é crucial listar quais são os objetivos de cada campanha, estratégia ou projeto e deixar claro para a equipe qual linha será foco do trabalho, por exemplo, se é aumentar o nível de autoridade da marca, fazer um lançamento ou intensificar as vendas.
7. Definição de orçamento e cronograma de cada etapa
Por fim, o orçamento e o prazo máximo de entrega para cada etapa também devem estar no briefing. Isto é, a verba disponível para o desenvolvimento do projeto, quanto aporte financeiro está liberado para cada ação, o prazo para entrega da campanha, as atividades com prioridade na entrega e a duração de cada tarefa devem ficar acessíveis para toda a equipe.
Conclusão
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Fonte: Imagem – www.freepik.com