Comércio Eletrônico – quais são as principais tendências do momento?

<strong>Comércio Eletrônico – quais são as principais tendências do momento?</strong>

Sem dúvidas, o comércio eletrônico veio para ficar e já faz parte do cotidiano do brasileiro.

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas realizadas no e-commerce nacional chegaram a R$ 169, 6 bilhões em 2022, montante que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, a estimativa é de crescimento, espera-se que o e-commerce gere 185,7 bilhões em 2023.

Ou seja, é um nicho de mercado que oferece muitas oportunidades de negócio para as marcas que sabem se posicionar de maneira estratégia e acompanham as evoluções tecnológicas e comportamentais do consumidor.

E a sua empresa já está a par das tendências e pronta para se destacar dos concorrentes diretos e indiretos? Leia o artigo desta semana e confira os recursos e estratégias da área de e-commerce que estarão em alta durante todo o ano. Não perca!

Por que atualizar o e-commerce?

Definitivamente, em um cenário tão competitivo e promissor como o e-commerce, é essencial acompanhar os avanços tecnológicos e usar os recursos disponíveis para potencializar o desempenho de vendas.

Afinal de contas, apostar em lojas virtuais é uma estratégia que traz bons resultados para as empresas que desejam elevar a receita líquida, ganhar credibilidade e aumentar o poder de alcance.

Mas, para conseguir fazer a diferença e conquistar a atenção da audiência digital é necessário manter a loja on-line com layout organizado, disponibilizar recursos funcionais e apresentar diferenciais competitivos, tais como: atendimento personalizado, logística eficiente e preços atrativos.

Dessa forma, com um espaço virtual atualizado (que acompanha as necessidades de consumo do cliente e, antes de tudo, está adaptado com as tendências da área) é possível disponibilizar um espaço de compra intuitivo e que mantém em alta o interesse de compra do visitante.

Quais são tendências que serão destaque durante todo o ano?

Se você quer aprimorar ainda mais o comercio eletrônico da sua marca, conheça, a seguir, 4 tendências que irão aprimorar as suas estratégias de relacionamento e vendas.

Omnichannel

Via de regra, o omnichannel tem o objetivo de integrar diferentes canais de venda e interação para deixar a jornada de compra do cliente mais ágil e personalizada. Desse modo, o foco central é garantir que a marca esteja disponível em todos os canais que o seu público-alvo e potenciais compradores costumam usar.

Por ter essa função onipresente, a estratégia omnichannel é fundamental para as empresas que buscam alavancar as vendas digitais durante todo o ano.

Voice Commerce

A princípio, outra tendência que vai ter grande destaque durante o ano de 2023 é o Voice Commerce. De maneira geral, a principal característica desse conceito é trazer facilidade para o processo de busca, comunicação e de compra.

É possível incorporar essa tecnologia ao seu comércio eletrônico de maneira sutil e eficaz. Por exemplo, utilize títulos e descrições na sua plataforma digital considerando a forma que o usuário perguntaria por uma ferramenta de voz. Tal iniciativa agrega versatilidade e pode aumentar o poder de alcance da marca.

Recommerce

De fato, a instabilidade econômica e o termo sustentabilidade ganharam espaço nos últimos anos. Hoje em dia, quem ganha a empatia e cria conexão com o público são as marcas que reduzem os impactos ambientais e combatem o descarte excessivo de materiais.

Em outras palavras, reutilizar um produto e apostar no comércio circular (colocar novamente um produto a venda após já ter sido usado ou reformado) é uma tendência crescente, pois contribui com posicionamentos atuais, tais como: responsabilidade social e consumo consciente. Por esses motivos, o recommerce merece a sua atenção.

Compliance Fiscal

Com toda a certeza, evitar gastos extras faz parte do cotidiano de todo empreendedor. E, para facilitar o entendimento das regras fiscais e seguir uma trajetória comercial sem erros, é essencial ter compliance fiscal, em tradução livre, comformidade.

Ou seja, atuar com as orientações de um compliance fiscal vai ajudar o seu e-commerce a cumprir as normas da legislação vigente e a evitar possíveis problemas tributários.

Conclusão

Se o seu objetivo profissional é conseguir autoridade de mercado, e não só
oferecer ao cliente mais uma opção de comércio eletrônico, é essencial investir
em boas ações de posicionamento e de marketing. Afinal, em um mercado
extremamente competitivo, só as marcas que atuam com assertividade e sabem se
posicionar conseguem um lugar de destaque.

Entre em contato com a equipe de especialistas da Projetual e agende já a
sua consultoria. Juntos iremos definir metas e as melhores estratégias de
acordo com o perfil da sua empresa.

Não perca tempo! Invista no seu potencial!

Fonte: Imagem – http://www.freepik.com

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