Como a Projetual completou duas décadas num mercado onde a maioria das agências não ultrapassa os 5 anos?

Como a Projetual completou duas décadas num mercado onde a maioria das agências não ultrapassa os 5 anos?

Em um mercado concorrido como o do marketing, é essencial se manter atualizado e relevante para permanecer no jogo. Dados de um estudo feito pela Cortex e divulgado pelo site Mundo do Marketing mostraram que, apesar do Brasil contar com 180 mil CNPJs ativos entre agências de Marketing e de comunicação, apenas 956 das operações iniciadas em 2018 continuam ativas. Isso significa que a maioria das agências de marketing no Brasil não sobrevivem mais do que 5 anos. Então como a Projetual fez 20 anos num mercado onde as agências não chegam a 5?

Mas por que estas agências não alcançam o sucesso duradouro? O especialista em vendas B2B no nicho de publicidade, Giovanne Saraiva comenta na publicação que um dos principais motivos para o insucesso é a falta de estruturação de um setor comercial nas agências de marketing. O que acaba por deixá-las reféns do boca a boca e da indicação.

O especialista lista algumas sugestões para uma construção de uma estratégia de vendas no mercado de comunicação:

  • Analise o funil de vendas da sua agência e identifique as oportunidades perdidas
  • Ofereça produtos de alto valor agregado, que despertem no seu cliente a ideia de que ele só tem a ganhar trabalhando com você
  • Demonstre que o investimento valerá a pena e que o retorno será maior que o valor investido
  • Não deixe leads parados no seu funil: se você não recebeu resposta, retome a negociação
  • Analise com frequência o mercado e a concorrência, identifique pontos fortes e fracos e onde você poderá se destacar

Como a Projetual se manteve no mercado?

Então voltamos à pergunta: como a Projetual fez 20 anos num mercado onde as agências não chegam a 5? Para a diretora da Projetual Comunicação, Milena Mancini, a chave está em sempre se manter atualizado:

“Vinte anos atrás, quando a Projetual surgiu, os veículos impressos dominavam o mercado. Hoje eles praticamente não existem mais. Se tivéssemos insistido em trabalhar somente com isso não estaríamos mais aqui. A atualização foi fundamental para nos manter relevantes e no mercado”.

Milena cita ainda a reformulação até mesmo da logomarca da agência, que passou a focar no marketing digital com o crescimento do mercado online:

“Hoje somos muito mais uma agência de marketing integrado, trabalhando com o digital de maneira conjunta com o físico”.

Inclusive foi em comemoração aos 20 anos da Projetual que a agência lançou o ProjeTalks, um podcast que trouxe convidados para falarem de diversas áreas do marketing e relacionamento com clientes. 

E foi em um episódio especial do ProjeTalks que Milena falou das duas décadas da agência e sobre como soube se atualizar para se manter no mercado.

Assista: