Como fazer o treinamento da minha equipe para trabalhar com o digital?
Você sabe como o treinamento de equipe influencia o mindset da sua empresa? Por meio dessas capacitações, é possível estruturar as equipes para trabalharem com o marketing digital e o inbound marketing.
Mesmo que a sua companhia faça parte do ambiente offline, saber trabalhar com plataformas digitais é fundamental para criar ações que dialoguem com os dois lados. Dessa forma, você pode conquistar um novo público e ainda melhorar suas vendas.
Se você quer migrar as suas estratégias do marketing tradicional para o meio online, este post é para você. Veja como treinar a sua equipe!
Mindset
Mindset pode ser traduzido por mentalidade ou programação mental. As fontes de modelos mentais são a maneira como os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências. São esses pensamentos e crenças que determinam como nos sentimos e comportamos.
A mente é programável e, por isso, para alcançar novos objetivos, é preciso remodelá-la. De forma simples, um modelo mental é baseado em 4 pilares:
- biologia: interpretação baseada nas limitações fisiológicas do ser humano;
- linguagem: o meio no qual a consciência do ser humano é estruturada;
- cultura: modelos mentais coletivos que se desenvolvem a partir de experiências compartilhadas com familiares, amigos e sociedade em geral;
- experiência pessoal: está relacionada com a raça, gênero, nacionalidade, condições sociais e influências familiares.
Assim, é muito importante entender os mindsets da sua equipe e reprogramá-los com foco nos objetivos da empresa. Busque incentivar a leitura e o conhecimento sobre a temática a ser desenvolvida e procure oferecer treinamentos que ajudem as pessoas a trabalharem com soluções digitais.
Treinamento de equipe
A Content Trends 2017, pesquisa que mede as tendências do marketing de conteúdo, mostrou que mais da metade das agências não exigem treinamentos e certificações da equipe de marketing. Isso significa que elas preferem contratar funcionários com conhecimento avançado do que treinar os funcionários que já têm.
Esse método não funciona, porque não existem tantos profissionais altamente capacitados para o marketing digital. Além disso, os bons profissionais, normalmente, já estão empregados ou exigem um salário maior devido a expertise que possuem.
Assim, ao oferecer capacitação ao seu time, você terá mais produtividade e integração, menor custo e uma cultura de conhecimento compartilhado.
Dicas para superar os obstáculos mentais
Uma equipe bem treinada é um diferencial para uma empresa, pois isso vai refletir no atendimento ao cliente, na interação dos colaboradores e nos resultados de venda. Uma marca que investe em treinamentos é mais competitiva e está sempre à frente nas novidades. Confira 6 dicas para mudar o mindset da sua equipe:
1. Incentive a mudança
A mudança deve começar pelos líderes. É importante que os colaboradores percebam nos gestores uma alteração nas atitudes e na forma de pensar. De nada adianta ter um discurso inovador, mas continuar com a mesma postura.
Migrar para o digital pode ser uma limitação para os profissionais mais antigos, mas a empresa deve incentivá-los e treiná-los para que eles se adequem às novidades. Disponibilize ferramentas e dicas para que, gradativamente, as novas ideias sejam implementadas.
2. Treine em diferentes ferramentas
Investir na educação dos funcionários deve ser algo contínuo na sua empresa. Além de poder contratar profissionais especialistas para darem palestras e cursos, já é possível realizar capacitações online para a sua equipe de marketing.
A Universidade Rock Content, por exemplo, oferece mais de 6 cursos com foco no marketing digital. Além disso, é possível conquistar duas certificações gratuitas: marketing de conteúdo e produção de conteúdo para web.
A Resultados Digitais também disponibiliza algumas especializações na Escola RD. São 5 modalidades voltadas para o inbound marketing, com investimentos a partir de R$49 e certificado.
Já a HubSpot é uma das maiores ferramentas de automação do mundo e também dispõe, por meio da Hubspot Academy, alguns cursos de graça na área de vendas e marketing.
Além dessas opções, o Google e o Facebook também oferecem certificações e tira-dúvidas sobre suas principais funcionalidades. É fundamental saber um pouco do funcionamento de cada plataforma, afinal, o marketing digital atua de forma integrada, e cada segmento tem a sua importância no resultado.
3. Estimule a aquisição de conhecimento
A melhor forma de manter os funcionários engajados é estimulá-los a procurar conhecimento. Para isso, sua empresa precisa ter atitudes que promovam essa filosofia. Uma boa opção é disponibilizar uma área de integração com livros que podem ser lidos no trabalho ou levados para casa.
Além disso, valorize com bonificações os profissionais que fazem cursos, pós e mestrado. Isso fará com que outros funcionários busquem capacitações e conhecimento extra, criando assim um time de primeira linha na sua empresa.
4. Busque a adversidade
A frase “mar calmo nunca fez bom marinheiro” é um bom exemplo de que é na adversidade que boas ideias surgem. É preciso trabalhar com planejamento e organização, porém, quando nossos limites são testados, novas formas de pensar e agir aparecem. Sendo assim, proponha desafios e formas de estimular o pensamento criativo da sua equipe.
5. Avalie os resultados
Nenhum processo de transição é rápido nem efetivo à primeira vista. Por isso, faça uma mensuração dos resultados a cada fase da nova implementação e avalie quais pontos precisam de melhorias. Depois dos treinamentos, por exemplo, a empresa pode aplicar questionários de satisfação para avaliar o feedback da equipe. Lembre-se de manter o anonimato para que as pessoas tenham a liberdade de avaliar os quesitos com sinceridade.
Além do mais, em momentos de transição, é importante possuir um canal aberto com os colaboradores para que eles falem, sempre que necessário, sobre possíveis mudanças. Ninguém melhor que os seus próprios funcionários para testarem a efetividade dos processos e das mudanças.
6. Procure novos objetivos
Depois de obter os resultados propostos na implementação digital, é preciso buscar novos objetivos. Avalie os primeiros meses de trabalho e encontre novas metas a serem alcançadas. Quando a sua equipe entender que o novo mindset da empresa é focado em inovação e desenvolvimento, naturalmente, todos os processos estarão focados nesses objetivos.
Depois desse texto, ficou claro como a mudança da mentalidade aliada aos treinamentos podem ajudar na transição de equipes para o digital. Migrações em ambientes de trabalho são desafiadoras, mas, se realizadas da maneira certa, são recompensadoras.
A consultoria de uma agência é importante para conduzir esses treinamentos e resultados — uma empresa especializada pode sugerir serviços e ferramentas úteis para o seu negócio. Por isso, se você está em busca de mais informações sobre treinamento de equipe, conheça a Projetual.