Comportamento das Marcas nas Mídias Sociais
Uma pesquisa realizada pela Deloitte Touche Tohmatsu conversou com 302 empresas brasileiras dos mais diversos segmentos e levantou dados como forma de atuação no ambiente, ferramentas mais utilizadas, tendências de investimentos e os principais obstáculos enfrentados pelas marcas. Constatou-se que 70% das empresas pesquisadas utilizam ou monitoram redes sociais, além de gerenciarem blogs corporativos.
Os fatores negativos que foram comumente encontrados são a falta de preparo de uma estratégia consistente e do conhecimento das diversas ferramentas existentes. A dificuldade de mobilização de pessoas e a falta de tempo das empresas para administrarem as mídias sociais são alguns dos obstáculos.
As empresas que não desenvolvem um plano de ação para mídias sociais geralmente erram ao utilizar os mesmos formatos de mensagem que são utilizados em mídias tradicionais. Nas mídias sociais, as pessoas se aproximam por interesses comuns que fomentam relacionamentos de médio e longo prazo. O relacionamento é baseado na troca de informações e, nas comunidades ou perfis, todos possuem voz ativa. Em resumo, o comportamento das marcas não deve ser restritamente informativo, mas interativo e dinâmico com seu público.