Conteúdo: quais formatos devo usar nas redes sociais
Todos os possíveis e imagináveis, mas com cuidado. Desde 2013 o Facebook mudou a maneira como exibe conteúdo para os usuários, o que obrigou os produtores a estudarem novamente o que deve, ou não, ser feito para atingir a maioria dos usuários.
O que queremos dizer é que antes, com o alcance nas alturas, atingir os fãs da sua fan page era algo muito mais simples. Hoje, no entanto, cerca de apenas 5% dos fãs recebem as suas atualizações organicamente, então, fazer banners sem parar é algo que não funciona mais – e isso quem afirma não somos nós, são os algoritmos da própria rede. Sim, é uma questão matemática.
O que fazer
Dessa maneira, três atitudes precisam ser tomadas imediatamente pelas páginas: 1) produzir conteúdo relevante; 2) utilizar formatos de conteúdos diferenciados; e 3) definir orçamento para impulsionar postagens. Se estas três medidas não forem tomadas em conjunto, cada vez menos você conseguirá que os usuários interajam com a sua marca.
Sobre formatos de conteúdo
No Facebook, em geral, agora existe uma hierarquia na produção de conteúdo, ou seja, alguns conteúdos conseguem ser mais exibidos no feed do que outros. Os banners, por exemplo, que antes faziam sucesso, agora são identificados pela rede como propaganda, e por isso são barrados – sim, o Facebook quer que você impulsione estes posts.
Os links externos, no entanto, ou até mesmo os vídeos, conseguem ter uma audiência maior, porque ainda são compreendidos como conteúdo orgânico. Agora, se você acha que apenas postando vídeos e links a vida da page da sua empresa estará salva, você se engana, porque o alcance continuará baixo.
O desafio de quem produz conteúdo está justamente nisso: criar conteúdo relevante em diferentes formatos, principalmente nos que conseguem ser mais visualizados. Se você não sabe como fazer isso, converse com os nossos profissionais, temos experiência e conhecimento para colaborar com a produção de conteúdo da sua marca.
Por redação Projetual Comunicação.