Cultura e comunicação: entenda uma para desenvolver bem a outra
– Oi, bom dia, eu gostaria de uma campanha publicitária para um novo produto que a minha empresa está lançando, vocês fazem este tipo de serviço?
– Com certeza fazemos!
O diálogo inicial é mais ou menos este e, para alguns simplistas, depois que desligamos o telefone aqui na agência, imediatamente começamos a produzir textos e artes criativas, no entanto, não é assim que funciona.
Se existe um fator que interfere completamente no desenvolvimento de campanhas estratégicas é a cultura, e no sentido mais fundamental da palavra. Em geral, dependendo da linha teórica escolhida, cultura receberá definições distintas, às vezes mais profundas ou até mesmo mais rasas. Se você já estudou este assunto, possivelmente se deparou com textos de Tylor, Morgan e Frazer, e também teve contato com teorias sobre evolucionismo cultural.
Hoje, no entanto, queremos abordar esta questão a partir de uma outra perspectiva, que é a que mais interfere no trabalho de agências: os indicadores culturais. Um indicador cultural, resumidamente, é um instrumento que serve como uma espécie de referência para que compreendamos os diferentes tipos de fenômeno que ocorrem na esfera da cultura. No caso da publicidade, encontramos tais indicadores principalmente quando estudamos o público-alvo. A maneira como as pessoas se vestem, o que elas comem, os locais que elas frequentam, a maneira como se cumprimentam e até mesmo as músicas que elas escutam são exemplos minimalistas e diretos de indicadores culturais que encontramos na hora de produzir um material publicitário, e entendê-los corretamente é fundamental para quem pretende atingir o target de uma maneira efetiva.
Toda produção que uma agência desenvolve para os clientes é feita pensando em um público específico, que se comporta de uma maneira singular e que, obviamente, compreende determinadas mensagens de maneiras diferentes, por isso, levar a cultura em conta na hora de definir estratégias é imprescindível. A sua empresa tem feito isso? Você fala com o seu público da maneira como você gostaria que falassem com você ou da maneira como ele compreenderá melhor? Se perguntar isso é o primeiro passo para obter resultados após investir em publicidade.
Um trabalho bem feito vai muito além das ferramentas e dos conceitos criativos que vários profissionais do mercado dominam, ele deve ser fundamentado também cientificamente, e isso você encontra quando trabalha em parceria com a Projetual. Quer conversar um pouco mais sobre cultura, comunicação e resultados? Faça-nos uma visita. Recebê-lo é sempre um prazer.
Por Redação Projetual.