E-commerce: tendências para 2022
Com a pandemia, muitas pessoas precisam se adaptar a novos modelos de trabalho e o digital ganhou cada vez mais força como um meio para interações, estudos, trabalho e, claro, compras.
Pensando em todas as mudanças ocorridas no último ano, quais as expectativas para 2022 quando falamos de e-commerce?
Métodos de pagamento diversificado
Com o surgimento do Pix, as pessoas têm buscado cada vez mais facilidades nas formas de pagamento. Hoje temos diversas opções como o Whatsapp Pay, QR Code, carteiras digitais, pagamentos por reconhecimento facial, além dos cartões de débito e crédito, cartões digitais, entre outras possibilidades.
Negócios que oferecem essas facilidades e se adequam às novas modalidades financeiras têm mais chances de reter clientes e serem lembrados por isso.
Realidade aumentada
O crescimento de vendas da internet, principalmente no segmento da moda, suscita um velho debate: como experimentar produtos vendidos apenas nas plataformas digitais?
Para tanto, hoje existe a possibilidade de verificar se um determinado produto serve aos propósitos do cliente através da realidade aumentada.
Técnica utilizada na indústria de moda e decoração, essa tecnologia permite ao cliente “experimentar” o produto sem tocá-lo, o que com certeza concede uma boa experiência ao consumidor.
Planejamentos mais assertivos
No futuro não haverá mais espaço para amadorismos na tentativa de atrair clientes e fechar boas compras. Esse resultado será alcançado com um planejamento profissional e assertivos de todas as esferas de um negócio, principalmente aqueles dedicados exclusivamente às plataformas digitais.
Portanto, confira os pontos de muita atenção para o sucesso do seu negócio:
- Logística e entrega: quando falamos de e-commerce, não podemos deixar de lado a experiência das entregas. E se você quer se destacar pela agilidade e comprometimento com os prazos de entrega, foque na logística, no controle de estoque e, principalmente, no frete. Ah, não deixe de compartilhar o código de rastreio com o seu cliente.
- Omnichannel: termo que ganhou muita força nos últimos anos, o omnichannel é uma estratégia abrangente para melhorar a experiência do usuário, o contato entre cliente e marca, e fechar bons negócios. Portanto, atenção aos seus canais de comunicação! Planeje seu conteúdo para que seja uma linguagem só em todos os meios, ofereça o suporte necessário e esteja pronto para um atendimento de excelência.
- Redes sociais: Não fique só no básico! Explore as possibilidades que as redes sociais oferecem, faça pesquisas com o seu público: o que ele gosta de ver? vídeos? imagens estáticas? Será que está na hora de investir nos vídeos? Aproveite as modas virais e selecione aquelas que podem combinar com o seu negócio e agregar valor aos clientes.
Equipe treinada
O sucesso de um negócio depende das pessoas que atuam “nos bastidores”. Dessa forma, invista sempre na capacitação da sua equipe, para que todos os setores estejam em sintonia e possam oferecer uma incrível experiência ao cliente, com um atendimento de qualidade, produtos bem conservados, respeito aos prazos e um pós-venda preparado.
E aí? A sua empresa está preparada para iniciar 2022 com um planejamento assertivo?
Apesar de complexo, o planejamento ajuda a preparar todos os setores da sua empresa a caminhar juntos para um ano de crescimento em um meio em constante evolução, que é o digital.
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