Email marketing de sucesso: conheça 6 estratégias valiosas
O e-mail marketing por si só já é uma estratégia de sucesso. Conheça algumas dicas valiosas para construir o seu!
O e-mail marketing por si só já é uma estratégia de sucesso. Ele ajuda significativamente na imagem da marca de uma maneira positiva para o cliente. E, por isso, muitas empresas continuam apostando assertivamente nessa estratégia para conseguir melhores resultados.
Basicamente, no e-mail marketing você compartilha conteúdos interessantes para quem se inscreveu em sua newsletter por conta própria e aceita receber seus conteúdos – o que é diferente de um spam, por exemplo. E, dessa forma, você pode enviar materiais diversos, como promoções, cupons de desconto, boletins informativos, etc.
Mesmo com a alta das redes sociais, o e-mail continua sendo um dos canais mais valiosos para se manter a comunicação com o público. Isso porque todos os usuários da web possuem um e-mail cadastrado, e a atenção nos conteúdos deste canal acaba sendo muito mais focada.
De acordo com uma pesquisa da Emarsys, 81% das empresas usam o e-mail como principal canal de aquisição de leads. Você não acha isso relevante? Se sim, vamos conversar um pouco mais sobre o e-mail marketing ao longo deste artigo, te mostrando algumas dicas infalíveis para se ter sucesso nessa estratégia. Acompanhe com a gente:
6 estratégias para um e-mail marketing de sucesso
#1 Personalize
Quando você personaliza as mensagens no e-mail marketing, com certeza, você tem mais chances de cativar o leitor. Dessa forma, você além de oferecer o produto certo para a pessoa que realmente está interessada, consegue estreitar a relação, usando o nome cadastrado, por exemplo.
Chamar o cliente pelo nome, até no atendimento presencial, sempre foi uma ótima estratégia de manter um vínculo mais próximo. E, hoje, as ferramentas de automação conseguem armazenar estes dados e construir mensagens personalizadas com o nome do usuário. Maravilhoso, não é mesmo?
#2 Desperte a curiosidade
O assunto deve ser extremamente atraente para o usuário. Afinal, é a primeira coisa que ele verá ao abrir a caixa de entrada.
Assim, o texto do assunto deve ser bem chamativo para instigar o interesse pela leitura. Algumas palavras como “cupom de desconto”, ou “liquidação” são certeiras para persuadir a abertura do e-mail.
Números e percentuais também são bem interessantes para ativar aquele gatilho persuasivo. Por exemplo: “3 passos para manter a produtividade no home office”, ou “60% de desconto só hoje”!
Lembre-se de oferecer algo relevante para o seu leitor, ok? Inserir emojis também é bem oportuno para chamar a atenção. Só não ultrapasse o limite de 80 caracteres.
#3 Revise
Qualquer conteúdo que você mostra para o cliente, não importa o canal de comunicação, deve sempre ser revisado por um especialista em língua portuguesa para que você não cometa a gafe de entregar materiais com erros de digitação, gramática ou ortografia.
Querendo ou não, a qualidade do conteúdo oferecido reflete diretamente na qualidade do seu produto e na decisão de compra do cliente. Então, tenha bastante cuidado com isso!
#4 Distribua as imagens e textos de forma harmônica
O ideal é 40% de imagem e 60% de texto para um e-mail marketing bem legível. O excesso de recursos visuais pode mandar a sua estratégia “por água abaixo”. A qualidade da imagem também deve ser priorizada neste momento.
É legal também pensar na responsividade do e-mail na hora de construí-lo. Afinal, seu cliente pode acessar seu e-mail do pc, do smartphone ou outro dispositivo com proporções de telas diferentes.
#5 CAIXA ALTA NÃO!
É bem esquisito escrever com caixa alta, não acha? Muitos usuários interpretam a caixa alta como se você estivesse gritando com ele. E, isso não é legal!
Procure usar o negrito ou o itálico para destacar informações relevantes.
#6 Hiperlinks sim!
Os hiperlinks são indispensáveis para aumentar o tráfego do seu site. Quando você convida o usuário para realizar alguma ação, por meio de um botão ou um link bem atrativo, as chances de ele ser persuadido pela sua mensagem e seguir o seu direcionamento aumentam exponencialmente.
O importante mesmo é oferecer um conteúdo valioso e atrativo para o usuário ficar interessado para:
- primeiro abrir o seu e-mail;
- depois clicar no seu hiperlink.
Assim, você consegue muito mais leads, mantém um relacionamento próximo com seu público e aumenta as suas vendas, se esse for o seu objetivo!
Agora, para que seus e-mails marketing sejam devidamente planejados e construídos da melhor maneira possível, entre em contato com a nossa equipe especializada em marketing digital, clicando aqui!