O engajamento é uma espécie de termômetro das suas ações de marketing digital. Veja o que isso significa a seguir!

Quem nunca passou por uma situação onde não sabia se todo aquele trabalho investido ia dar certo ou não ia? Mesmo com a possibilidade do erro, só acerta quem tenta, não é mesmo? É mais ou menos assim que funciona o engajamento.

Mas, calma! Não se trata de uma tentativa às cegas, longe disso. O engajamento é aquele medidor que te dá noções se o seu plano de ação está dando certo ou não.

É ele quem dá insights sobre quanto a sua estratégia de marketing digital está perto do sucesso. E, levando em consideração que para se ter sucesso você precisa de algum retorno vindo do público, o engajamento é esta resposta que a sua audiência dá para a sua marca.

Vamos conversar um pouquinho mais sobre engajamento? Acompanhe com a gente nas próximas linhas!

O que é engajamento?

Engajamento, então, é toda a interação voluntária que o seu público tem com a sua marca. Ou seja, os comentários, as curtidas, os compartilhamentos, enfim… todas as atividades que um usuário pode ter por vontade própria com o seu conteúdo na internet.

Esta é a melhor maneira de descobrir se os seus clientes estão gostando dos materiais que você está divulgando em suas redes sociais, blogs e e-mails. E mais: tudo em tempo real.

Assim, engajamento é toda a estratégia que você faz a fim de criar proximidade com os seus seguidores para poder interagir com eles. Mas, para ter um resultado positivo, a sua marca precisa ser uma criadora de conteúdo superativa.

Por isso, é importantíssimo que você comece a pensar em oferecer materiais de valor para o seu público, ao invés de focar apenas em vendas. Afinal, ele só irá interagir com aquilo que ele realmente tem interesse, concorda? E, assim, a experiência de consumo torna-se muito mais relevante.

Qual a sua importância?

Mostrar apenas os seus preços e produtos não o torna uma marca interessante. Você deve mostrar credibilidade e autoridade em seu nicho para que o seu público perceba “quem é que está falando”.

Assim, é essencial trazer conteúdos que tragam o seu “algo a mais” para proporcionar a oportunidade de interação. Além disso, o engajamento se faz presente em todas as redes sociais. Por exemplo:

Facebook

Sendo uma das redes sociais mais usadas em nosso país, não podemos deixar ela de lado, não é mesmo? Aqui, o potencial de prospecção é enorme, assim como o de interação com o target. Para esta plataforma, sugerimos os conteúdos em vídeo, que são os que mais trazem engajamento até o momento.

Instagram

O Instagram, por sua vez, é uma das redes sociais mais acessadas no mundo todo. Nosso país é o terceiro com mais perfis cadastrados, sendo ao todo mais de 69 milhões de usuários.

Hoje, a promessa da própria plataforma para aumentar o engajamento das marcas é o uso dos vídeos curtos e interativos do Reels. Aposte nisso!

LinkedIn

Esta é, talvez, a plataforma mais séria que temos na internet. Com conteúdo corporativo voltado ao networking, o LinkedIn proporciona bons resultados de engajamento para empresas B2B, além de ser uma ótima plataforma para encontrar vagas e novas empresas.

No próximo post, iremos te mostrar como realmente criar oportunidades de engajamento com o seu público! Fique ligado pois será superesclarecedor. Mas, se você precisa de urgência para aumentar o engajamento das suas redes sociais, entre em contato com a gente! Estamos à disposição para te ajudar!