Escolher o que aparece no feed do Instagram pode voltar a ser realidade

Escolher o que aparece no feed do Instagram pode voltar a ser realidade

Lembra quando o feed do Instagram aparecia em ordem cronológica? A sensação é que isso aconteceu em vidas passadas, mas a rede social deixou de lado esse recurso em 2016, nem faz tanto tempo assim. 

Mas, este mês, o desenvolvedor mobile Alessandro Paluzzi — ligado em tendências tecnológicas — foi um dos primeiros a notar a novidade do Instagram. Pouco tempo depois, a própria plataforma confirmou a novidade que está disponível apenas para uma parte dos usuários, com previsão de chegada para todo o público ao longo dos meses. 

Na realidade, o mecanismo ainda está em fase de teste, e vale ressaltar que ele pode não ser aprovado, mas a ideia é permitir que os usuários criem listas de amigos para compartilhamento de conteúdos restritos. O recurso se chama Favoritos (não, não é o favoritos dos stories, mas a ideia é bem parecida), possibilitando que apenas os amigos favoritados tenham acesso às fotos e aos vídeos publicados. 

Melhores amigos no Facebook

O Facebook, que também pertence ao mesmo grupo do Instagram, já possui um recurso semelhante chamado Melhores Amigos, que prioriza na timeline as postagens das pessoas que façam parte desse grupo.

No caso do Facebook, os usuários podem selecionar até 30 amigos ou páginas que terão destaque em seu feed de notícias. Já para o Instagram, ainda não se sabe se haverá um limite e, se sim, qual será. 

Relembre outros recursos criados pelo Instagram

É difícil encontrar alguém no dia a dia que não tenha uma conta no Instagram, até os mais low profile acabam aderindo à rede social, nem que seja apenas para acompanhar os amigos, sem postar nada. 

Algumas das funções já disponibilizadas pela rede são bem populares e já se tornaram bem usuais, outros são usados por apenas uma parcela deles. Será que você conhece todos? 

Guias

Este é um recurso ainda pouco utilizado pelas contas e funciona como uma curadoria dos conteúdos de um mesmo assunto já publicados por um perfil. O objetivo é que o público possa acessar de forma mais organizada e prática um determinado assunto que seja do seu interesse, bem diferente do feed, que é uma mistura de todos os assuntos abordados por um usuário.

O Guias funciona como várias pastas categorizadas onde você acha conteúdos relacionados. Ele é como uma lista de leitura onde todas as postagens se conectam e se complementam.  

A ferramenta é uma mão na roda para marcas que vendem diferentes linhas de produtos ou influenciadores digitais. 

Filtros

Esse aqui já viralizou e é difícil encontrar quem não use os filtros nos stories. Para as empresas ou perfis comerciais, criar filtros próprios é uma excelente maneira de cativar novas pessoas. Os clientes que usarem estarão automaticamente divulgando o perfil.

Live

Os vídeos ao vivo se popularizaram ainda mais durante a pandemia, uma vez que todos precisamos ficar mais tempo em casa e, muitas vezes, o único artifício de distração é o celular. Artistas, influenciadores e marcas começaram a utilizar o recurso das lives para divulgar uma nova música ou um novo produto. 

Fixar comentários 

Você pode fixar até 3 comentários de seus seguidores para ficarem em destaque em cada post. Basta deslizar para o lado esquerdo em cima do comentário e clicar no símbolo de alfinete de cabeça.

O objetivo é deixar bem à vista o que quer que seus seguidores vejam primeiro, como elogios ou até comentários que podem ser complementares ao conteúdo daquele post.

Modo criar 

O modo Criar é uma das mais completas funções do Instagram, pois ele permite a publicação de textos com um fundo colorido (sem a necessidade de inserir imagens de fundo), cartões de aniversário com menções a usuários específicos, GIFs enquetes, caixas de diálogo e contagens regressivas.

Layout 

Essa função disponibiliza criar um quarteto de fotos, montando um tipo de mosaico, com composições de fotos. Já sabia desse recurso?

Adicionar fotos sobrepostas nos stories

Você já quis colocar mais de uma foto sobreposta a outra nos stories e não conseguiu? Quem tem celular iPhone já tinha essa possibilidade há algum tempo, mas o Instagram liberou a função para todos os usuários. 

Ao fazer um story, é só clicar no botão de figurinhas, clicar no ícone de “+” que aparece e adicionar outra foto que esteja no seu rolo de câmera! 

O que você achou do possível Favoritos no Instagram? Já quer que a função se torne realidade para escolher quem vai ver seu conteúdo de maneira mais exclusiva? Nós também gostamos da ideia e aguardamos a novidade em breve! Acompanhe o nosso blog, semana que vem tem mais.

Fonte: Imagem – https://unsplash.com/photos/bmUa09zy2ZQ