eSports: Como o esporte eletrônico funciona? Quais oportunidades ele pode trazer para a área de marketing?

eSports: Como o esporte eletrônico funciona? Quais oportunidades ele pode trazer para a área de marketing?

De fato, passamos por evoluções constantes na área profissional. Inclusive, novos nichos de atuação surgem em curto espaço de tempo; e uma área que cresce exponencialmente e pode trazer oportunidades promissoras para o marketing é o entretenimento, em especial, as competições de jogos eletrônicos, também conhecidas como eSports.

De maneira geral, esse segmento de esporte cresceu junto com a tecnologia. Atualmente, é uma profissão com destaque mundial, que exige empenho, rotinas de treino e preparação especial para competições.

Sem dúvidas, é um campo que ganha espaço ano após ano. Mas, você sabe como aproveitar a ascensão dessa modalidade para aprimorar o seu posicionamento profissional? Já conhece as vantagens que o eSports pode trazer para a área de marketing? Acompanhe o meu artigo desta semana e descubra essas e outras informações sobre a relação do marketing com os jogos eletrônicos. Não perca!

O que é eSports? Qual o panorama atual?

A primeira competição de jogos eletrônicos ocorreu na década de 1970, na Universidade de Stanford, mas o primeiro torneio de grande visibilidade só foi organizado nos anos 80 pela Atari e reuniu, aproximadamente, 10 mil participantes. Desde então, os eSports foram se reinventando e atraindo cada vez mais fãs e jogadores.  Isso porque, além de dinâmico, é um tipo de entretenimento muito versátil e lucrativo, capaz de atender gostos de diferentes públicos.

Via de regra, essas competições funcionam igual os campeonatos de esportes tradicionais: jogadores e times que se enfrentam durante as partidas, para conquistar prêmios e títulos. Os jogadores no eSports são chamados de players e podem jogar de forma individual ou participar de ligas. Em geral, as competições acontecem no mundo todo, em eventos presenciais ou via streaming. Atualmente, o sucesso é tão grande que algumas finais são feitas em arenas, com milhares de espectadores.

Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Newzoo, só no ano de 2019, o eSports gerou US$ 957,5 milhões. No ano seguinte (em meio a pandemia) a modalidade teve uma leve queda de 1,1%, mas, em 2021, chegou a atingir a marca de US$ 1 bilhão. Ainda segundo a pesquisa, a estimativa é que até 2024 os jogos eletrônicos atinjam US$ 1,6 bilhões.

Os números expressivos não param por aí, no último “The International”, competição do jogo Dota 2, a liga campeã conquistou mais de 18 milhões de dólares.

Ou seja, o universo eSports traz movimentações importantes para a economia e para a cobertura esportiva (que agora não foca exclusivamente nas modalidades tradicionais, também dá destaque para os campeonatos mais interativos e tecnológicos).

Quais oportunidades a tendência eSports pode trazer para a área de marketing?

Definitivamente, o eSports já conquistou os brasileiros. Nosso país já é o terceiro no ranking de espectadores que acompanham as competições eletrônicas, são mais de 21,2 milhões de pessoas registradas (ficando atrás de China e Estados Unidos).

Com toda a certeza, essa tendência do mundo digital pode impactar o cotidiano e, até mesmo, disponibilizar oportunidades para o profissional de marketing. A seguir, conheça algumas esferas do eSports que podem ser atrativas para a área de comunicação e marketing.

Transmissão ao vivo via Twitch

A princípio, essa plataforma possibilita fazer comentários, análises, debates e entrevistas (como ocorre nas partidas de jogos tradicionais).

Ou seja, é um novo formato onde o profissional de marketing pode produzir conteúdo e divulgar ações e campanhas de forma mais interativa e instantânea.

Consumo da audiência

O número de fãs do universo eSports cresce de forma significativa a cada dia, e esse público consome muitos produtos e serviços relacionados à modalidade. Por exemplo, só na América do Norte, a audiência do segmento é de quase 24 milhões que gastam, em média, US$ 17 cada um.

Por esse motivo, é um nicho que merece a atenção de quem atua na área de marketing, afinal, esse é um público receptivo e que apresenta motivação de compra, basta criar estratégias bem-estruturadas e criativas.

Redes sociais

Os jogadores e fãs de eSports têm presença sólida nas páginas sociais, em especial, no Instagram. Segundo levantamento da empresa Newzoo, 72% da audiência que acompanha os torneios de jogos eletrônicos possuem conta ativa no Instagram.

Ou seja, as marcas que investem nesse tipo de parceria podem agregar mais valor aos produtos e conquistar relevância em um nicho crescente e que tem poder de influência no cenário digital.

Marketing Digital

Geralmente, os eventos de eSports envolvem milhões de espectadores, interação com diferentes tipos de público, patrocínios e estratégias de vendas.

Em resumo, é muito rentável para as marcas que investem em estratégias de marketing, em específico, no Marketing Digital. E sai na frente, o profissional que tem habilidade para produzir material e elaborar campanhas com repertório usado por esse tipo de público.

Além das possibilidades acima, o profissional de marketing pode contar com o eSports para aumentar a relevância de uma marca diante de um público com interesse de compra e associar a imagem de empresas com um ambiente que é sinônimo de tecnologia e inovação.

Conclusão

Por fim, agora que você conhece um pouco mais sobre o entretenimento eletrônico e o eSports, que tal aprimorar os seus conhecimentos sobre outras tendências que podem trazer oportunidades promissoras para a área de marketing?

E eu estou aqui para te ajudar nesse processo, entre em contato com a minha equipe e agende já a sua consultoria. Juntos, iremos analisar a situação atual da sua empresa e criar as melhores estratégias.

Não perca tempo! Invista no seu sucesso profissional!

Fonte: Imagem – www.pexels.com