Existe conteúdo perfeito? Ou melhor: você acredita no Coelhinho da Páscoa?
A brincadeira do título deste texto não é à toa, e simplesmente porque se você acredita que existe uma fórmula perfeita para produzir conteúdo, possivelmente você também é do tipo que acredita em Coelhinho da Páscoa ou personagens imaginários quaisquer.
Então, para tirar de você esta ideia impossível de que a produção de conteúdo é algo estático e passível de classificação em forma de check-list a ser seguido, hoje vamos conversar um pouco sobre como produzir um conteúdo de qualidade, relevante e que envolva o seu público-alvo.
Faça sentido
A primeira coisa que você precisa fazer para ter um bom conteúdo, com certeza é fazer sentido para quem terá contato com ele. E sabe o que isso quer dizer? Que você precisa, necessariamente, produzir de acordo com o contexto no qual o seu público está inserido, porque absolutamente nada faz sentido quando não existe um contexto que crie significado, seja para um texto ou para uma imagem.
Seja empático
Parece romantismo, mas não é. Você precisa se colocar no lugar do interlocutor para ter certeza se você gostaria de ter acesso a determinado conteúdo ou, mais que isso, se você se engajaria nele a ponto de compartilhar, por exemplo. No entanto, você não pode cair no erro de escrever para você, ou seja, leve em consideração as referências e o perfil do seu público também.
Conte uma história
O objetivo de uma marca que procura uma agência de comunicação para iniciar um trabalho no Facebook, por exemplo, com certeza é aumentar o seu lucro. Entretanto, sabemos que a venda por si só não funciona nas redes sociais, tendo em vista que estes canais visam o relacionamento e não o comércio, por isso, é fundamental “contar uma história” aos usuários antes de vender algo.
Antes de tudo, envolva os fãs com estratégias de conteúdo, utilizando o inbound marketing a favor da sua marca, e tornando-se um amigo do usuário nas redes sociais, tipo aquela pessoa do seu FB com quem você sempre tem contato e acompanha tudo o que ela faz, só assim a marca da sua empresa se tornará simpática e, consequentemente, conseguirá vender mais.
Produzir conteúdo até parece fácil, mas é difícil. Por isso, se você não sabe como fazê-lo com a qualidade necessária, converse com os nossos profissionais e descubra como podemos ajudar a sua empresa na web. Estamos de portas abertas para recebe-lo. Venha nos fazer uma visita. =)
Por redação Projetual.