Festival de Publicidade de Cannes
Para quem não conhece, esse é o maior festival da publicidade no mundo. O Festival de Cannes Lions existe desde 1953, premiando o que há de melhor e mais criativo na publicidade mundial. Inicialmente com uma única categoria, “Filmes”, o festival nasceu do desejo de exibidores de cinema de ampliar a receita com publicidade e da tentativa de proteger o cinema da entrada da televisão no início dos anos 50.
Nesses 61 anos de história, o festival nunca recebeu a quantidade de conteúdo que será apresentada nessa edição. A edição de 2014 do Cannes Lions acontecerá do dia 15 ao dia 21 de junho, na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Com o tema “Criatividade é Ação”, essa edição terá o maior programa de conteúdo da história, contará com mais de 60 seminários em áreas como branding, design, jogos, tecnologia, mídia, música, entretenimento e criatividade.
As premiações se dividem em 17 categorias, entre elas Design, Cyber, Filme, Inovação, Mídia, Outdoor, Rádio e Mobile. A categoria Cyber teve um aumento de 39% nas inscrições, passando a ser a terceira maior do festival. Essa categoria contemplará segmentos como mídias sociais, branded technology e branded games, áreas que ganharam espaço nos últimos anos e receberam investimentos milionários de grandes empresas.
O número de países participantes do evento também é um novo recorde, entre os 97, os Estados Unidos é o maior em número de inscrições, são 6.213 peças, em segundo lugar ficou o Brasil, com 3.321, seguido por Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Japão, Canadá, Índia e China. Ao todo, são 37.427 trabalhos inscritos disputando as premiações, uma alta de 4,6% comparado ao evento de 2013.
Uma novidade desse Cannes é a Lions Health, um evento dentro do festival voltado para a comunicação de marcas, produtos e serviços de saúde e bem-estar. Ele será estruturado como o festival, com proporções menores: terá a participação de 40 palestrantes, 17 seminários, a exibição dos cases inscritos e cerimônia de premiação com festa de gala. Com o slogan “Criatividade que muda vidas”, o “mini evento” superou as expectativas dos criadores, 49 países se inscreveram, colocando na competição 1.423 peças.
A categoria Inovações é a única entre as 17 a divulgar os finalistas antes do início do festival, e entre os 30 indicados ao prêmio, estão dois brasileiros concorrendo com cases do mundo todo, um deles é o “Anúncio Protetor, da Nivea Sun Kids, veiculado em abril. O anúncio, veiculado na revista Veja Rio, se transforma em uma pulseira que é sincronizada com o aplicativo para smartphone e ajuda os pais a monitorarem a distância que os filhos estão na praia.
Acompanhe as notícias sobre o Festival de Cannes Lions pelo blog da Projetual!
Fonte: Meio e Mensagem, PropMark, Portal da Propaganda.