Fidelização de clientes: saiba como conquistar seguidores fiéis
Via de regra, é mais caro conquistar um novo cliente do que manter os clientes já conquistados. Afinal, além de investimentos para conquistar um novo público, a prospecção também exige tempo. Em vez disso, por que não escolher a praticidade e focar em fidelização de clientes?
Além de melhorar a gestão de tempo e a redução de custos, atuar com foco em fidelizar clientes traz vantagens como: aumento do valor das vendas, divulgação espontânea e a possibilidade de lançar produtos com preços mais altos, pois clientes fiéis enxergam o valor e não somente o preço.
E, para contribuir com o sucesso das suas vendas, este artigo vai apresentar estratégias que vão ajudar a transformar seus clientes em fãs fiéis. Boa leitura!
O que é fidelização de clientes?
A princípio, fidelizar clientes é a ação de estimular o cliente a comprar repetidas vezes. Em outras palavras, é oferecer uma experiência de compra agradável que provoque encanto e faça o comprador optar de maneira frequente por determinados produtos e serviços.
Ou seja, fidelização é vender várias vezes para os mesmos clientes.
Afinal, como fidelizar o cliente?
Sem dúvidas, vários pontos são levados em consideração na hora de concluir uma compra. Dentre eles é possível citar: a relevância da marca, a qualidade do produto, a margem de preço, os pontos de venda e o tipo de atendimento.
Ou seja, oferecer o melhor produto e o melhor preço nem sempre são suficientes para atrair novos clientes e reter aqueles que já fazem parte da lista de compradores. Por isso, as estratégias para fidelizar clientes são fundamentais para o dia a dia do setor de vendas.
A seguir, confira algumas recomendações que, quando aplicadas, contribuem de maneira decisiva para o encantamento de novos clientes e com a fidelização daqueles já conquistados.
Ofereça um atendimento de excelência
Antes de tudo, encantar o seu cliente é essencial. Isto é, conhecer as informações gerais e os detalhes dos produtos e serviços oferecidos é questão obrigatória. Uma vez que diante de conhecimento técnico, o cliente sente mais confiança e motivação para continuar a jornada de compra.
Além disso, um atendimento personalizado e que leva em consideração as reais necessidade do cliente é um diferencial para quebrar possíveis objeções de venda e reter os clientes mais exigentes.
Coloque em primeiro lugar a experiência de compra do cliente
É inegável que o cliente gosta de se sentir especial. Sendo assim, procure sair do básico e busque conhecer os gostos, as preferências, as maneiras de consumo e, principalmente, as particularidades dos clientes. Isso porque saber o perfil do seu público é fundamental para criar um relacionamento de confiança.
Como resultado, ao possibilitar a melhor experiência de compra, aumenta a motivação do seu público para continuar comprando. E, ainda mais, crescem as suas chances de conquistar um consumidor fiel que vai divulgar a sua marca de forma gratuita e espontânea.
Crie um pacote de vantagens
De maneira geral, o cliente gosta de comprar produtos de qualidade e com preço baixo. Mas, se o foco é fidelizar e ganhar seguidores fiéis, surpreenda os clientes com vantagens, bônus e descontos.
Nesse sentido, existem algumas ações eficazes para estimular o seu cliente a se manter fiel. Como, por exemplo, montar um programa de pontos, criar um cartão fidelidade e oferecer descontos para quem compra mais. Essa estratégia é conhecida como Customer Experience, que significa Experiência do Cliente, e é muito usada para fidelizar e encantar clientes.
Conclusão
Por fim, se o seu objetivo é conquistar clientes fiéis que fazem propaganda espontânea dos seus produtos, é fundamental elaborar uma estratégia de fidelização.
E, nada melhor, que uma consultoria com especialistas da área. Entre em contato com a nossa equipe e conheça ações que vão fortalecer o seu negócio e trazer seguidores fiéis para a sua marca.
Não perca tempo!
Fonte – Imagem: www.freepik.com