Figurinhas (Stickers) do WhatsApp: Elas podem contribuir com a sua estratégia digital?
No dia 27 de fevereiro, a plataforma WhatsApp liberou uma atualização para o iOS 16 que permite converter imagens em figurinhas (stickers) sem a necessidade de recorrer a programas auxiliares. Por enquanto, a novidade é exclusiva para a versão 16 do sistema operacional da Apple, mas vale lembrar que é possível criar stickers em outros sistemas (como o Android).
E, ao contrário do que possa parecer, esse recurso não vem apenas para potencializar a conversa informal ou o bate-papo entre amigos; ele também serve para conectar marcas e clientes.
Acompanhe o artigo desta semana e descubra como esse recurso do WhatsApp pode aprimorar as oportunidades comerciais e trazer personalização para a sua estratégia. Não perca!
Quais vantagens as figurinhas personalizadas podem trazer para a sua marca?
Em primeiro lugar, é uma forma de agregar valor, reforçar o branding por meio das redes sociais, humanizar a marca, aumentar o engajamento, dar um tom descontraído e amigável para o diálogo com o cliente.
Além disso, as figurinhas personalizadas podem contribuir com a interação do consumidor com os setores de venda e SAC de uma empresa. Aliás, usar os stickers como estratégia pode fortalecer o vínculo com o cliente e despertar emoções do público-alvo e, como consequência, trabalhar com prováveis gatilhos mentais.
O WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação digital usada pelos brasileiros, por essa razão, apostar em personalização e conteúdo visual diferenciado pode ser um fator decisivo para manter em alta o interesse do cliente e diminuir objeções que possam surgir durante a negociação.
Como incorporar stickers na sua estratégia digital?
O WhatsApp foi lançado em 2009 nos Estados Unidos e chegou em solo brasileiro no mesmo ano. Hoje, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que mais usam o aplicativo (são 147 milhões de contas ativas).
Além de fazer o envio gratuito das mensagens, esse app também pode ser um canal comercial que aproxima empresas de consumidores e potencial compradores. Inclusive, as figurinhas (stickers) podem ser inseridas nas estratégias de relacionamento da sua empresa.
Para isso, uma alternativa eficaz, é usar as figurinhas do WhatsApp para deixar a conversa com o cliente mais leve e fluida. Além disso, traz leveza para o texto, ajuda a contextualizar o tom de voz da mensagem e a possível expressão facial dos representantes e atendentes da marca.
Outra possibilidade é usar os stickers personalizados para reforçar a cultura organizacional, valores e missão da empresa. Para isso, basta criar figurinhas com expressões que façam parte do cotidiano da empresa e dos clientes. Essa iniciativa, além de despertar empatia, agrega uma imagem positiva para a marca, uma vez que demonstra que ela está antenada com as novidades e que preza pelo bem-estar do público-alvo.
Afinal, como criar figurinhas no WhasApp?
A seguir, confira o passo a passo para criar um sticker personalizado para a sua marca.
- Abrir o Photoshop ou o Illustrador;
- Criar uma tela com resolução mínima de 512 x 512 pixels;
- Faça as figurinhas de acordo com as suas necessidades e pretensões;
- Exporte os stickers em: Salvar para a Web;
- Envie as figurinhas para o seu celular;
- Adicione no app de criação de stickers de sua escolha.
Já para fazer uma figurinha profissional usando uma imagem pronta, você pode fazer o seguinte processo:
- Baixe um app especializado (Sticker.ly) no smartphone;
- Crie um pacote de stickers;
- Adicione as imagens que serão usadas em cada figurinha;
- Adicione no seu WhastApp empresarial;
- Agora é só compartilhar com a lista de contatos.
Em síntese, é uma ferramenta compatível com as estratégias de venda e de marketing tanto do pequeno lojista, como das empresas com autoridade de mercado.
Conclusão
Por fim, se você deseja elaborar uma estratégia digital infalível ou quer revisar o seu planejamento atual, entre em contato com a equipe de especialistas da Projetual e agende já a sua consultoria.
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Fonte: Imagem – www.freepik.com