Google Adwords: saiba o que é e como funciona

Google Adwords: saiba o que é e como funciona

Os empresários que desejam colocar seu negócio em destaque na internet, na maioria das vezes, têm como primeira opção o Google. Não é difícil de entender o motivo, pois esse site de busca é o mais acessado no mundo inteiro. Poucos, porém, ainda sabem como ficar entre os primeiros colocados nos resultados da pesquisa, algo que depende do Google Adwords.

Basicamente, existem duas opções para solucionar esse problema: investir no Google AdWords ou otimizar o site, para ele aparecer nos resultados de forma orgânica. A segunda escolha demora um pouco mais para surtir efeito. Mas, se for bem executada, seu site ficará bem posicionado por muito tempo. Caso você queira resultados rápidos, o indicado é investir na primeira opção.

Quer saber o que é o Google AdWords e como ele funciona? Continue lendo este artigo!

O que é o Google AdWords?

O AdWords é uma ferramenta do Google que tem como objetivo deixar a sua empresa entre os primeiros colocados no mecanismo de busca.

Sabe aqueles sites que ficam em destaque nas primeiras posições quando você faz a pesquisa? Eles só estão lá porque investiram nos links patrocinados do Google AdWords. Abaixo deles, estão os sites que conseguiram chegar à primeira página com muito suor.

O Google AdWords ainda tem outra modalidade de anúncios, conhecida como Rede de Displays. São aqueles anúncios gráficos ou vídeos que aparecem em outros sites ou aplicativos. Neste artigo, contudo, focaremos apenas nos links patrocinados.

Como funciona?

Veja a seguir o passo a passo de funcionamento do Google AdWords.

Cadastre-se

O primeiro passo é entrar na plataforma do Google AdWords e se cadastrar. Após informar seu e-mail e website, ela guiará você até o momento de começar a criar seus anúncios.

Escolha as palavras-chave

As palavras-chave são de extrema de importância para o sucesso da sua campanha. É por meio delas que os usuários acharão você nos resultados. Para isso, é necessário pesquisar as melhores palavras-chave antes de criar seus anúncios.

O Keyword Planner ajudará bastante nessa tarefa. Quando você faz a pesquisa por palavra-chave, ele mostra o volume de pesquisas para aquele termo, o custo e a concorrência, além de informar outras palavras relacionadas.

Faça a descrição do seu anúncio

A descrição do seu anúncio será responsável por persuadir o usuário a clicar no seu link. Se você não for convincente, a taxa de cliques será baixa. No entanto, é preciso ser bastante objetivo na mensagem, até porque o espaço para a descrição é curto. Uma boa ideia é incluir um call-to-action no fim.

Defina um orçamento

Para o seu anúncio ser veiculado, você precisará definir um orçamento. O ideal é começar com um valor baixo e aumentar gradualmente, conforme o resultado melhora. A cada clique no anúncio ou ligação, é descontado um valor X dos seus créditos. Após eles se esgotarem, seu anúncio para de ser exibido.

Direcione-o para a sua página

Não tem nada mais chato que você pesquisar por determinado produto/serviço e, ao clicar no resultado, ser direcionado para a página inicial do site. Por isso, antes de disponibilizar o anúncio, verifique se o link que está inserindo corresponde à página de vendas do produto.

Acompanhe o desempenho

Após veicular seus anúncios, o trabalho ainda não acabou. É importante que você os monitore constantemente. Dessa forma, aqueles que não estiverem dando muito retorno devem ser examinados. Você pode pausar a campanha, fazer os ajustes necessários e retomá-la a qualquer instante.

O Google AdWords é interessante para qualquer fase do seu negócio e proporciona diversos benefícios. Contudo, para que a sua campanha atinja o objetivo desejado, é imprescindível contar com profissionais qualificados. As agências que levam o selo Google Partner, como a Projetual, estão capacitadas para atender elevados graus de exigências.

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